Instrumentos eletrônicos de medição de pressão e temperatura, assim como os manômetros digitais, estão bem estabelecidos no mercado atual, com os principais fabricantes oferecendo linhas completas em seus catálogos de produtos.
Mas a preferência dos profissionais varia em todo o mundo – alguns refrigeristas confiam em ferramentas testadas e reconhecidas, enquanto outros preferem usar as tecnologias mais recentes. Independentemente disso, é importante suprir os dois tipos de demandas.
Os recursos mais importantes dos dispositivos de medição eletrônica foram estabelecidos em uma pesquisa ampla com clientes.
- Indústria brasileira leva membro do grupo Refrigeração à AHR Expo
- Cobre versus alumínio: quem vence a batalha das serpentinas
- Faturamento de instaladora de ar-condicionado triplica em 2019
A avaliação, feita com 600 usuários de produtos digitais, revelou os recursos mais importantes em um manifold digital. Até certo ponto, esses resultados também podem ser aplicados a outros produtos similares.
Como mostra o gráfico abaixo, os técnicos em refrigeração consideram a precisão e a facilidade de uso os recursos mais desejáveis em um manifold digital.
Precisão dos aparelhos
O que importa quando se trata de precisão? Obviamente, o valor exibido na tela deve desviar-se minimamente do valor efetivo. De qualquer forma, uma precisão de 0,5% é mais que suficiente na instalação de um sistema de refrigeração.
A precisão dos sensores de pressão em um manifold é especificada como precisão em escala real. Portanto, o valor medido pode desviar-se 3,6 psi do valor efetivo em uma escala de 0 a 725 psi, o que resulta em um desvio máximo de temperatura de +/- 0,55 °C na temperatura de evaporação calculada para o R-410A.
Além disso, os usuários não devem se preocupar com muitos dígitos após a vírgula. O mais importante é a precisão da tecnologia de medição de pressão, que envolve utilizar a calibração específica do instrumento e uma compensação confiável de temperatura.
Facilidade de uso
Um guia do usuário intuitivo ajuda os técnicos em refrigeração a se familiarizarem rapidamente com o manifold e a organizar sua carga de trabalho com eficiência.
Os controles usados com frequência podem ser ativados rapidamente com apenas alguns toques. E quando um dispositivo oferece muitas funções, é necessária a navegação inteligente no menu.
Durabilidade
Um manifold digital é usado repetidamente por vários anos. Tendo isso em mente, é provável que algumas vezes caia no chão, chacoalhe dentro do veículo de serviço ou seja usado regularmente com luvas sujas.
A unidade também será exposta ocasionalmente a gotículas de água, embora não tenha sido projetada para uso submerso. Portanto, os componentes escolhidos para uso no manifold devem ser extremamente robustos e duráveis.
O equipamento também deve ser capaz de se adaptar às rápidas mudanças dos requisitos legais. Por exemplo, deve permitir a renovação de compostos refrigerantes após a liberação pelo fabricante, assim como atualizações de firmware com novas funções. As peças que desgastam devem estar prontamente disponíveis e ser de fácil substituição.
Do ponto de vista do refrigerista, durabilidade também significa manter o manifold por um longo período de tempo: um mecanismo antirroubo para proteger o dispositivo é uma boa ideia.
Robustez
O dispositivo tem que permanecer operacional mesmo em condições ambientais diversas e severas. Diante de temperaturas muito baixas em congeladores ou instalações em telhados com temperaturas acima de 40 ºC, somando ainda o uso de mãos nuas e luvas sujas, qualquer tela sensível ao toque chegará ao limite.
Um estojo resistente a impactos ajuda na proteger contra choques e vibrações. A superfície macia do próprio dispositivo também absorve impactos e facilita o manuseio.
Conectividade do equipamento
A Internet das Coisas (IoT) é uma tendência no mundo. Isso levou os fabricantes a oferecerem ferramentas com Bluetooth de Baixo Consumo (BLE, na sigla em inglês), incluindo um app gratuito para dispositivos móveis.
Mas quais são os benefícios desses aplicativos para os técnicos em refrigeração? Se os aplicativos simplesmente exibem os mesmos valores que o manifold e permitem configuração das unidades, não são de grande ajuda. As unidades serão ajustadas por um técnico no máximo uma vez, durante o início do serviço.
Um aplicativo só é realmente útil para os refrigeristas se o mesmo permite o registro de dados de medição gerado ao utilizarem o manifold em um relatório.
Idealmente, todos os dispositivos necessários para geração de relatórios seriam conectados via BLE e todos os dados relevantes seriam reunidos em um relatório a cada trabalho de instalação ou manutenção.
Isso permitiria aos técnicos de refrigeração demonstrar rapidamente o valor de seu serviço para o cliente, economizando tempo e tendo acesso aos dados de manutenção de vários anos.
Isso também significa que os relatórios podem ser criados sem interrupções a partir de várias plataformas de mídia. Essa maneira de trabalhar mudará significativamente a maneira como os serviços são prestados – os técnicos precisam se certificar de que estão acompanhando esses novos desenvolvimentos.
Superaquecimento e sub-resfriamento
Os valores do superaquecimento e do sub-resfriamento precisam de dados confiáveis do refrigerante para serem calculados corretamente, ajudando o refrigerista a tirar o melhor proveito do sistema.
Isso também deve ser uma tarefa simples para um sistema que combina bomba de calor e refrigeração. O técnico deve ser capaz de verificar os valores de superaquecimento e sub-resfriamento sem precisar desconectar e reconectar as mangueiras.
Medição de vácuo
Antes da carga ou recarga de fluido refrigerante, um circuito de refrigeração deve ser evacuado corretamente, e a evacuação precisa ser confirmada pela medição de vácuo.
Alguns manifolds possuem sensores de vácuo em forma de cabo. A medição do vácuo no circuito é realizada no ponto mais distante do ponto de conexão da bomba de vácuo, resultando em um alcance grande o suficiente a partir do manifold até ao ponto de medição do vácuo. O alcance dos cabos geralmente é muito pequeno. Um medidor de vácuo sem fio resolve esse problema.
Preço
Os recursos dos manifolds digitais disponíveis atualmente oferecem significativamente mais vantagens aos refrigeristas do que aqueles da geração anterior.
Ao comparar os preços do instrumento, o escopo de possibilidades deve sempre ser levado em consideração – alguns aparelhos incluem sensores de vácuo e temperatura, assim como vários modelos de mangueiras.