Blog do Frio
  • NOTÍCIAS
  • SOBRE NÓS
  • FALE CONOSCO
No Result
View All Result
Blog do Frio
  • NOTÍCIAS
  • SOBRE NÓS
  • FALE CONOSCO
No Result
View All Result
Blog do Frio
No Result
View All Result
Saúde Pública

Plano de segurança da água ajuda a prevenir Legionella em edifícios

Surtos recentes aumentaram a conscientização sobre a bactéria causadora de grave doença pulmonar, avalia especialista

Por Redação
10 de abril de 2019
Patricia Graef durante o 8º Seminário Internacional da Qualidade do Ar de Interiores, encontro promovido pela Abrava e o capítulo brasileiro da Ashrae em São Paulo
Patricia Graef durante o 8º Seminário Internacional da Qualidade do Ar de Interiores, encontro promovido hoje pela Abrava e o capítulo brasileiro da Ashrae em São Paulo | Foto: Nando Costa/Pauta Fotográfica

A Legionella pneumophila, bactéria responsável por 90% dos casos de uma grave pneumonia que costuma acometer pessoas com baixa imunidade, continua a preocupar engenheiros, técnicos, projetistas e consultores da área de climatização, gestores de edifícios e profissionais de saúde em todo o mundo.

Embora seja uma enfermidade respiratória conhecida há muitos anos, surtos recentes aumentaram a conscientização sobre ela, suas causas e estratégias de prevenção, disse a pesquisadora Patricia Graef, diretora da Associação Americana de Engenheiros de Aquecimento, Refrigeração e Ar Condicionado (Ashrae).

A especialista norte-americana participou hoje do 8º Seminário Internacional da Qualidade do Ar de Interiores, encontro promovido pela Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (Abrava) e o capítulo brasileiro da Ashrae no Senai Oscar Rodrigues Alves, em São Paulo.

Segundo ela, a entidade técnica global do setor tem estado ativamente envolvida no fornecimento de informações sobre o tema desde 1979, após os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA identificarem o micro-organismo que havia contaminado 221 dos quatro mil participantes do Congresso da Legião Americana, em agosto de 1976, num hotel da Filadélfia.

A maioria dos veteranos de guerra que contraiu a doença causada por essa bactéria até então desconhecida teve de ser internada em unidades de tratamento intensivo (UTIs), e 34 deles morreram.

  • Manutenção de ar-condicionado pode virar lei em SP
  • Brasileira vai à Alemanha aprender mais sobre fluidos refrigerantes
  • Compressor experimental esboça futuro da indústria de climatização

À época, a investigação conduzida pelas autoridades sanitárias norte-americanas, que descobriu a Legionella no sistema de ar condicionado do hotel, rendeu matérias televisivas dramáticas e muitas reportagens de capa em revistas conceituadas.

Atualmente, as autoridades norte-americanas da área de saúde estimam que ocorram de oito a 18 mil casos por ano nos EUA, dos quais mais de 10% são fatais. No Brasil, dados extra-oficiais indicam que a legionelose é responsável por matar em torno de cinco mil pessoas todos os anos.

Por ser uma doença para a qual não existe vacina, sua prevenção depende da manutenção adequada dos sistemas prediais de circulação de água, uma vez a Legionella necessita de água e de determinada temperatura para sobreviver, encontrando condições ideais entre 35 ºC e 46 ºC.

Na maioria dos casos, elas chegam ao organismo humano através das vias respiratórias, transportadas por gotículas d’água liberadas no ar.

“Os sinais e sintomas da doença dos legionários incluem tosse, falta de ar, febre elevada, dores musculares e dores de cabeça”, salientou Graef, pouco antes de falar sobre a Ashrae 188 – Legionelose: Gerenciamento de Risco para Sistemas de Água Prediais.

Publicada pela primeira vez em 2015, a norma estabelece requisitos mínimos de gestão de risco para controlar a transmissão da legionelose por meio de sistemas de abastecimento de água.

O regulamento técnico aplica-se a edifícios comerciais, institucionais, plantas industriais ocupadas por seres humanos e unidades residenciais múltiplas abastecidas por um único sistema de água.

“A Ashrae 188 destina-se aos proprietários e gerentes dessas instalações e também para aqueles envolvidos em seu projeto, construção, instalação, comissionamento, operação e manutenção de sistemas de água prediais e dispositivos específicos, como torres de resfriamento, piscinas, fontes ornamentais e banheiras de hidromassagem, entre outros”, explicou

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Tags: AbravaAshraeDoença dos LegionáriosEdifíciosLegionellaLegionelosePatricia GraefQAIQualidade do Ar InternoSeminárioSenaiTorre de Resfriamento
Post Anterior

Abrava renova portal e amplia presença nas redes sociais

Próximo Post

Conheça o sistema que torna equipes de HVAC mais produtivas

Posts Relacionados

Qualidade do Ar Interno tem novas regras no Brasil
Saúde Pública

Qualidade do Ar Interno tem novas regras no Brasil

Por Redação
6 de agosto de 2024
Técnico em refrigeração limpando unidade evaporadora de sistemas de ar condicionado | Foto: Shutterstock
Climatização

Ar-condicionado limpo, sinônimo de saúde e eficiência

Por Redação
20 de agosto de 2023
Mulher idosa em um sofá sofrendo de calor excessivo durante uma onda de calor e sendo resfriada por um ventilador elétrico oscilante em primeiro plano | Foto: Shutterstock
Clima

Onda de calor sufoca população de baixa renda nos EUA

Por Redação
2 de agosto de 2023
Clima quente. Termômetro na mão em frente a uma cena urbana durante a onda de calor | Foto: Shutterstock
Ciência

Estresse térmico mata mais de 60 mil pessoas na Europa

Por Redação
14 de julho de 2023
Representação em 3D do coronavírus, patógeno causadora da covid-19
Climatização

Ashrae aprova norma para controle de aerossóis infecciosos

Por Redação
27 de junho de 2023
Próximo Post
Sistema Auvo

Conheça o sistema que torna equipes de HVAC mais produtivas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Apoiadores

Anúncio da agência do webdesigner mineiro Alexandre Oliveira

Licença Creative Commons
Aviso legal: Os textos postados pelo Repórter do Frio neste blog estão protegidos pela licença Creative Commons – Atribuição 4.0 Internacional.

© 2022 - Web Designer

No Result
View All Result
  • NOTÍCIAS
  • SOBRE NÓS
  • FALE CONOSCO

© 2022 - Web Designer

                     
No Result
View All Result
  • NOTÍCIAS
  • SOBRE NÓS
  • FALE CONOSCO

© 2022 - Web Designer

Utilizamos cookies em nosso site para melhorar a sua experiência de navegação. Ao clicar em "OK", você concorda com o uso de todos os cookies.