O ano de 2023 marcou um período de crescimento substancial para o mercado de ar condicionado no Brasil, impulsionado por uma combinação de ondas de calor intensas e avanços em tecnologia de climatização.
Esse crescimento reflete uma mudança nos padrões de consumo e uma resposta direta às necessidades emergentes de conforto térmico e eficiência energética.
Segundo Pedro Cheliga, gerente de desenvolvimento de produto da Philco no Brasil, a empresa registrou um crescimento superior a 30% em 2023, “se comparado com os últimos anos, muito porque tivemos um inverno mais quente”.
“A tendência para o 2024 é que a busca por esses produtos aumente ainda mais”, afirma o gestor. “Estamos vendo um aumento nas temperaturas provocado pelo fenômeno El Niño”, acrescenta.
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Diante desse cenário, o fabricante está investindo pesadamente em inovações tecnológicas, buscando oferecer produtos com maior eficiência energética, desempenho superior e recursos inteligentes que atendam às expectativas crescentes dos consumidores.
“Tudo isso aliado com maiores investimentos em fábrica e centros de distribuição para oferecer o melhor ao nosso cliente”, explica Cheliga.
No entanto, o caminho para 2024 não está isento de desafios. A seca do rio Amazonas, por exemplo, tem afetado o fluxo de produtos e insumos para o Polo Industrial de Manaus (PIM).
“A Philco está sempre à frente com uma linha que atende perfeitamente à necessidade dos consumidores. Dessa maneira, aceleramos o nosso setor e aumentamos os estoques, e a capacidade produtiva é maior para atender a alta demanda dos consumidores que buscam por produtos eficientes e tecnológicos”, arremata.