Mercado altamente competitivo e conhecido pela rápida transformação de tecnologias, o HVAC-R brasileiro em breve vai ganhar um novo aplicativo – cujo nome é mantido em segredo – para gerar mais negócios aos profissionais do setor.
A ideia é facilitar a comunicação – em moldes similares a aplicativos de transporte e de delivery – entre contratantes e prestadores de serviço, proporcionar ferramentas de gerenciamento do trabalho e, consequentemente, elevar a renda dos técnicos.
Para levar a cabo a empreitada, foi recentemente lançada uma pesquisa on-line destinada a pessoas físicas e jurídicas que atuam com refrigeração e climatização, oferecendo serviços de instalação, higienização e limpeza, manutenção preventiva e corretiva de aparelhos de ar condicionado.
“A pesquisa busca identificar características sobre a forma de atuação profissional, com vistas a auxiliar no desenvolvimento de um app que vai abrir caminho para facilitar o trabalho dos prestadores de serviço”, afirma o administrador Raulino Pedro Gonçalves, idealizador do projeto.
Leia também
- Ricardo Viana, 22 anos dedicados à refrigeração
- Tripulante de traineira morre asfixiado após vazamento de R-22
- Alfândega italiana prende homem que transportava cilindro de R-22
Segundo ele, a geração de mais negócios passa, por exemplo, pelo aumento da recorrência nos serviços de higienização e limpeza, por meio da qualificação dos serviços prestados, inclusive com avaliação com estrelas, mostrando quais são os profissionais mais qualificados.
“De outro lado, o aplicativo vai impulsionar parcerias com empresas fornecedoras de insumos, abrindo caminho para que os técnicos possam adquirir, com preço mais baixo, os produtos que usam na prestação de serviços”, salienta Gonçalves, para quem os resultados da pesquisa serão preponderantes para a incorporação de novas formas de geração de negócios.
O responsável pelo futuro app explica que diversas funcionalidades estão sendo definidas, inclusive processos de geolocalização, pelos contratantes; elaboração de orçamento e negociação da prestação de serviços; auxílio na solução de problemas no conserto de aparelhos; compras pelo próprio aplicativo; e funções relacionadas à gestão do negócio (agenda, controle de serviços a realizar, histórico de serviços realizados – por cliente, aparelho, entre outros aspectos –; e relatórios operacionais e financeiros).
“Ao simplificar e facilitar a gestão do negócio, o aplicativo vai proporcionar mais tempo para que os profissionais possam prestar serviços a mais clientes”, justifica Gonçalves, frisando que, em um primeiro momento, o app estará disponível para o sistema Android. A criação de versão para iOS ainda está sob análise.
O questionário da pesquisa, cujas informações a serem preenchidas são sigilosas, pode ser acessado em bit.ly/pmprestserv1.