A trágica morte de um tripulante de um barco de pesca, asfixiado pelo fluido refrigerante R-22, resultou em uma multa de 220 mil libras esterlinas (cerca de R$ 1,4 milhão) para os proprietários da embarcação registrada no Reino Unido.
William Ironside, 52, faleceu enquanto limpava um tanque de água salgada refrigerada (RSW, na sigla em inglês) no arrastão Sunbeam, no porto de Fraserburgh, na Escócia, em agosto de 2018.
A empresa proprietária do barco, Sunbeam Limited, foi multada na última segunda-feira (9/10). Além disso, o capitão do pesqueiro, James Duthie, foi multado em 7,5 mil libras esterlinas (cerca de R$ 47 mil) e condenado a cem horas de trabalho comunitário.
De acordo com o relatório da agência britânica de investigação de acidentes navais (MAIB), publicado em 2020, Ironside foi encontrado desmaiado no local do serviço.
- Tripulante de traineira morre asfixiado após vazamento de R-22
- Criança morre eletrocutada ao abrir geladeira em supermercado
- Jornalista salva migrantes presas em caminhão frigorífico
Na ocasião, três de seus companheiros de tripulação entraram no tanque para ajudá-lo. Todos enfrentaram dificuldades respiratórias e um deles também desmaiou.
Outros dois membros da tripulação, devidamente equipados com respiradores, resgataram seus colegas em apuros. Apesar do resgate, Ironside não pôde ser reanimado.
A MAIB relata que o tanque era um espaço confinado, desprovido de quaisquer precauções de segurança normais. Não havia ventilação, a atmosfera não era monitorada e Ironside estava trabalhando sozinho e sem comunicação.
A investigação constatou que o R-22, um hidroclorofluorcabono (HCFC) atóxico e não inflamável (A1), havia vazado para o tanque através de tubos corroídos no evaporador da planta de refrigeração localizada a estibordo (lado direito do casco) da embarcação.
O acidente de trabalho serve como um lembrete contundente para a indústria de refrigeração sobre a necessidade de manutenção adequada, inspeções regulares e treinamento em segurança ao lidar com instalações frigoríficas, especialmente em espaços confinados.