A Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ, na sigla em alemão), sob a coordenação do Ministério do Meio Ambiente, abriu licitação para contratar duas instituições de ensino técnico profissionalizante no Brasil e implantar centros de treinamento em duas regiões distintas do País.
Ao todo, ambas as escolas deverão qualificar 300 mecânicos e técnicos da área de refrigeração para o uso seguro de dióxido de carbono (R-744) e propano (R-290) em sistemas de refrigeração comercial, segundo o comunicado distribuído à imprensa.
O projeto faz parte da segunda etapa do Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs (PBH) e tem como objetivo reduzir o consumo do hidroclorofluorcarbono R-22 no setor de serviços e, ao mesmo tempo, introduzir o uso seguro e eficiente de fluidos frigoríficos alternativos de zero potencial de destruição da camada de ozônio (ODP, em inglês) e de baixo potencial de aquecimento global (GWP).
As instituições de ensino técnico profissionalizante interessadas em participar da licitação devem enviar uma carta de apresentação para o e-mail br_quotation@giz.de até 15 de fevereiro.