Dentro do cenário global, a indústria alimentícia ocupa, cada vez mais, lugar de destaque na economia. Para atender a esse importante segmento, a Frigocenter desenvolve, desde 1986, equipamentos de refrigeração para pequenas, médias e grandes empresas até a distribuição e o varejo.
“Se a refrigeração é item fundamental na indústria em geral, para a alimentícia é imprescindível. Por isso, tudo o que desenvolvemos é pautado em confiabilidade e eficiência energética”, diz Cristiano Aires, CEO da Frigocenter.
Aires destaca que para atingir tal meta, a Frigocenter buscou no mercado um produto que atendesse às demandas internas, como também as de seus clientes.
“Nós passamos por diversas marcas de inversores de frequência do mercado até chegarmos à Yaskawa, que é referência mundial na área. Sabemos que o inversor é uma peça que tem certo nível de manutenção, que é sensível a problemas na rede elétrica. Mas, o que nos deixava intrigado é que o problema ocorria mais do que o previsto”, detalha.
Leia também
- Indústria eletrifica sistemas de refrigeração para caminhões
- Crise das commodities atinge mercado de gás refrigerante
- Supermercados investem em energia fotovoltaica
Segundo o executivo, esse foi o motivo que levou a Frigocenter a optar pelos inversores de frequência da multinacional japonesa.
“Quando passamos a utilizar a solução da Yaskawa, esses problemas deixaram de existir. Descobrimos o quão robusto são os drives, de tal modo que nos fez mudar e permanecer até hoje com a marca”, frisa Aires.
A parceria com a Yaskawa começou em meados de 2013 com inversores de frequência, inicialmente para motores pequenos, até 30 hp. Na ocasião, a Frigocenter produzia equipamentos de menor porte. Com o tempo, a linha de produtos foi crescendo, juntamente com o tamanho dos drives.
Hoje, a empresa consome drives até 200 hp. Destaque para os inversores de frequência GA 500 e GA 800. O GA500 garante tempo mínimo de 10 anos de operação contínua, sendo um produto de caráter sustentável, sem agredir o meio ambiente. O fabricante informa que ele opera com eficiência de até 98,5%.
Já o GA800 foi projetado para controlar até cinco drives com um único cartão de comunicação de rede de qualquer protocolo, convertendo a rede industrial em RS-485. Além da geração de torque excepcional e controles precisos, os inversores são fáceis de programar.
“Com os drives Yaskawa registramos menor índice de manutenção dos equipamentos e, consequentemente, maior confiabilidade”, sintetiza Aires.