Futa, um querido panda vermelho residente no Parque Zoológico de Chiba, na cidade de Kawasaki, a cerca de 20 quilômetros de Tóquio, celebrou seu 20º aniversário de uma maneira realmente refrescante.
Graças a uma parceria entre o zoológico e especialistas em climatização, o animal ganhou, no mês passado, um sistema especial de ar condicionado para enfrentar os verões rigorosos do Japão.
A iniciativa de presentear a icônica atração veio em resposta a uma campanha de financiamento coletivo (crowdfunding, em inglês) organizada pelo parque.
O panda, que conquistou corações em todo o país com sua postura adorável de ficar em pé sobre suas patas traseiras, tem sido uma das principais atrações do zoológico há anos.
- Conforto térmico, a chave para o sucesso do trabalho híbrido
- Indústria do frio embarca na jornada da descarbonização
- Torres de vento milenares inspiram novos projetos de climatização
Os pandas vermelhos, que são nativos das terras altas do Tibete e outras regiões montanhosas da Ásia, são especialmente sensíveis ao calor.
Para enfrentar esse desafio, foi instalado um sistema conhecido comercialmente como Flexair, fornecido pela Toshiba Carrier. Trata-se de um equipamento reconhecido em 2018 pelo prêmio Energy Conservation Grand Prize do Japão.
Segundo o fabricante, o sistema, que dispensa a instalação de dutos, é eficiente para grandes espaços ao ar livre e gera uma economia de 20% no consumo de energia, em comparação com soluções tradicionais de ar condicionado.
O Flexair, destaca a empresa, permite ajustar a temperatura e o fluxo de ar de acordo com a condição física dos pandas vermelhos em seu recinto.
“Sabendo que um panda vermelho de 20 anos teria mais de 80 em termos humanos, é realmente inspirador ver Futa tão ativo e encantador após tantos anos. Para nós, é uma honra poder contribuir para o bem-estar desse animal”, disse Toru Kubo, presidente da área de conforto térmico da companhia no Japão.