A Chemours realizará, na próxima quinta-feira (3/8), no Rio de Janeiro (RJ), palestra técnica gratuita acerca das novas tecnologias para o mercado de fluidos refrigerantes. Na quinta-feira seguinte (10/8), será a vez da capital mineira receber o evento.
Durante os encontros, o consultor técnico da empresa, Amaral Gurgel, mostrará as principais tendências do setor e esclarecerá os participantes sobre as ações brasileiras em relação ao Protocolo de Montreal, que estabelece diretrizes para eliminar o uso de compostos que degradam a camada de ozônio.
Exemplos dessas substâncias são os hidroclorofluorcarbonos (HCFCs), como o R-22, que ainda são amplamente utilizados no País em sistemas de climatização e refrigeração.
Contudo, a importação deles está sendo reduzida gradativamente, o que deve prosseguir até sua completa erradicação, em 2040. Por essa razão, os profissionais do setor precisam estar atentos às substituições corretas.
Atualmente, o mercado disponibiliza diversas opções, mas cada produto tem características e aplicações distintas, que serão comentadas durante o evento.
Um exemplo desses novos fluidos refrigerantes são as hidrofluorolefinas (HFOs), que apresentam baixo potencial de aquecimento global (GWP) e, em muitos casos, promovem ganhos em eficiência energética.
O palestrante também explicará os riscos de utilização de compostos sem garantia de origem, que podem causar prejuízos financeiros a empresas e põem e em risco a saúde e segurança dos profissionais.
As palestras técnicas vão além das informações sobre o uso dos fluidos refrigerantes corretos que garantem segurança ao refrigeristas e ao meio ambiente. A programação ainda conta com detalhes sobre a prática de retrofit em equipamentos que contêm CFCs ou HCFCs para operar com gases que não degradam a camada de ozônio.
Para participar dos eventos, é necessário confirmar presença no telefone 0800 110 728 ou clicando aqui. De acordo com a organização, as vagas são limitadas e todos os participantes receberão certificado de presença.