Blog do Frio
  • NOTÍCIAS
  • SOBRE NÓS
  • FALE CONOSCO
No Result
View All Result
Blog do Frio
  • NOTÍCIAS
  • SOBRE NÓS
  • FALE CONOSCO
No Result
View All Result
Blog do Frio
No Result
View All Result
Meio Ambiente

Pacto de Glasgow é ‘nebuloso’, dizem ambientalistas

ONG também lamenta a falta de ação dos países no compromisso de descarbonização da economia global

Por Agência Brasil
15 de novembro de 2021
Celular exibindo imagem da campanha da 26ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, em Glasgow, na Escócia | Foto: rafapress/Shutterstock
Resultado geral da COP26 foi frustrante, avalia ONG portuguesa | Foto: rafapress/Shutterstock

A Associação Nacional de Conservação da Natureza (Quercus) – organização não governamental (ONG) portuguesa da área de meio ambiente – lamentou hoje (15) o “acordo nebuloso” alcançado na Conferência do Clima em Glasgow (COP26) e a falta de ação dos países no compromisso de descarbonização da economia. A instituição pediu maior esforço até o final da década.

“A redução drástica e urgente das emissões de gases de efeito estufa continua a ser uma premência até 2030”, alertou a ONG, criticando a falta de compromisso sobre o abandono da utilização do carvão e o fim dos apoios e isenções concedidos às empresas de combustíveis fósseis.

A associação cita nações como a Índia, China, Arábia Saudita e os Estados Unidos como responsáveis pela “abordagem suavizada” na definição de metas. Disse que elas traduzem apenas “piedosas intenções que resolvem muito pouco ou quase nada” para o compromisso final assinado no sábado (13).

“O aumento do financiamento à transição energética dos países mais vulneráveis ficou sensivelmente na mesma meta não cumprida anteriormente, uma vez que não foi atingido o objetivo de financiar a adaptação climática dos países em desenvolvimento em US$ 100 bilhões anuais. Continua ainda por ser definida a compensação aos países por perdas originadas pelas mudanças climáticas”, denunciou.

Em comunicado, a Quercus mostrou-se insatisfeita com a reintrodução de 300 licenças de emissão no mercado de créditos de carbono. Lembrou que elas já tinham sido “abandonadas após o Protocolo de Quioto”, ratificado em 1999, e que “o Acordo de Paris já nem sequer as previa”, em 2015.

Em termos positivos, a ONG destacou os acordos setoriais na área das emissões de metano, de reflorestamento e de incentivo a energias limpas nos veículos, apesar de considerar que são insuficientes para a limitação do aquecimento global a 1,5 ºC até o fim do século.

Leia também

  • EUA pedem ação global contra comércio ilegal de gás refrigerante
  • HFO acelera transição para economia de baixo carbono
  • Armazém frigorífico investe em HFO e energia solar

Sem deixar de sinalizar que o número de participantes na conferência mostra uma “preocupação relativa às mudanças climáticas como nunca tinha sido anteriormente obtida”, a Quercus espera que seja aproveitada a “fresta” aberta na COP26 para reforçar a luta contra as mudanças do clima e que a pressão social contribua para corrigir alguns aspectos na cúpula de 2022, em Sharm-el-Sheik, no Egito.

Motivo da insatisfação

A 26ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas adotou formalmente, no sábado, declaração final com uma alteração de última hora, proposta pela Índia, que atenua o apelo ao fim do uso de carvão.

A alteração foi sugerida pelo ministro indiano do Meio Ambiente, Bhupender Yadav. No encerramento da COP26, ele pediu para mudar a formulação de um parágrafo em que se defendia a eliminação do uso de carvão para produção de energia sem medidas de redução progressiva de emissões.

A proposta acabou sendo aprovada pelo presidente da cúpula, Alok Sharma, que disse “lamentar profundamente a forma com o processo ocorreu”.

O documento final aprovado – Pacto Climático de Glasgow – preserva a ambição do Acordo de Paris, alcançado em 2015, de tentar conter o aumento da temperatura global em 1,5 ºC acima dos níveis médios da era pré-industrial, dizem os organizadores do encontro.

No entanto, o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, comentou o acordo, alertando que apesar de “passos que são bem-vindos, a catástrofe climática continua batendo à porta”.

*Com informações da RTP – Rádio e Televisão de Portugal

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Tags: Acordo de ParisAquecimento GlobalCarbonoClimaCombustíveis FósseisCompromissoCOP26Crise ClimáticaEconomiaEmissõesGlasgowMeio AmbienteMudanças ClimáticasONUPactoProtocolo de QuiotoTemperatura
Post Anterior

Turquia ratifica Emenda de Kigali

Próximo Post

Chemours amplia capacidade de produção de HFO

Posts Relacionados

Meio Ambiente: O que não falta é lição de casa a fazer
Meio Ambiente

Meio Ambiente: O que não falta é lição de casa a fazer

Por Repórter do Frio
4 de junho de 2024
Técnicos da Paraíba vão a campo contra vazamentos de HCFC-22
Meio Ambiente

Técnicos da Paraíba vão a campo contra vazamentos de HCFC-22

Por Redação
14 de março de 2024
Botija de fluido refrigerante automotivo Opteon YF (R-1234yf) em exposição no estande da Chemours na Febrava | Foto: Nando Costa/Pauta Fotográfica
Fluidos Refrigerantes

Preparando o terreno para os novos fluidos refrigerantes

Por Redação
24 de dezembro de 2023
Cilindros de fluidos refrigerantes | Foto: Kerckweb/Shutterstock
Feiras e Eventos

MOP35 e COP28: Abrava debate agenda internacional do AVAC-R

Por Redação
13 de dezembro de 2023
Cilindros de fluidos refrigerantes na Ecosuporte | Foto: Divulgação
Fluidos Refrigerantes

Brasil lança consulta pública para seguir eliminando HCFCs

Por Redação
10 de dezembro de 2023
Próximo Post
Site da Chemours

Chemours amplia capacidade de produção de HFO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Apoiadores

Anúncio da agência do webdesigner mineiro Alexandre Oliveira

Licença Creative Commons
Aviso legal: Os textos postados pelo Repórter do Frio neste blog estão protegidos pela licença Creative Commons – Atribuição 4.0 Internacional.

© 2022 - Web Designer

No Result
View All Result
  • NOTÍCIAS
  • SOBRE NÓS
  • FALE CONOSCO

© 2022 - Web Designer

                     
No Result
View All Result
  • NOTÍCIAS
  • SOBRE NÓS
  • FALE CONOSCO

© 2022 - Web Designer

Utilizamos cookies em nosso site para melhorar a sua experiência de navegação. Ao clicar em "OK", você concorda com o uso de todos os cookies.