Um fluido refrigerante eficiente e de baixo impacto climático desenvolvido para substituir, inicialmente, o R-404A e o R-507 em sistemas de refrigeração comercial agora é mais uma alternativa em potencial para uso em retrofit do R-22 no varejo de alimentos e bebidas.
Os resultados dos testes com o Opteon XP40 (R-449A) – um blend comercializado pela Chemours – foram apresentados na 23ª Conferência Internacional de Engenharia de Compressores, realizada entre 11 e 14 de julho, na Purdue University, em Indiana, nos EUA.
O artigo técnico, assinado pelos pesquisadores Andrew Pansulla e Charles Algood, se baseia num extensivo estudo sobre o desempenho do Opteon XP40 em relação ao R-22 em aplicações de baixa e média temperatura.
- Opteon XP40 facilita retrofit do R-22 no varejo
- Supermercado mineiro faz retrofit do R-404A
- Freon MO99 simplifica retrofit do R-22
A modelagem termodinâmica do compressor em calorímetro e testes do sistema em ambiente controlado mostraram que a capacidade de refrigeração e o coeficiente de performance (COP, na sigla em inglês) do R-449A são próximas ou excedem a capacidade e o COP do R-22.
As pressões de trabalho de ambos os fluidos também se mostraram tão próximas que, em casos de retrofit, não é necessário substituir a válvula de expansão do sistema originalmente projetado para funcionar com R-22, fortalecendo, dessa forma, a facilidade de substituição por Opteon XP40.