O Protocolo de Montreal foi aclamado como o tratado climático mais eficaz do mundo ao reduzir as emissões equivalentes de CO2 em quase 20 vezes mais que a meta do período de compromisso inicial do Protocolo de Quioto. Contudo, sempre há espaço para aperfeiçoamentos.
Em outubro, as Nações Unidas organizaram uma reunião em Kigali, Ruanda, que contou com a participação de mais de quase 200 países para discutir uma alteração no Protocolo de Montreal, com o objetivo de acelerar a redução gradual de hidrofluorcarbonos (HFCs).
No encontro, foi aprovada uma nova emenda ao tratado, que conta agora com uma etapa inicial de redução para os países do Artigo 2 e uma data de congelamento de consumo de HFCs antecipada para os países do Artigo 5, do qual o Brasil faz parte.
“A Chemours parabeniza as ONU pelo Acordo de Kigali e reforça mais uma vez seu compromisso de apoiar incondicionalmente o esforço contínuo em reduzir o uso e as emissões de HFCs com alto GWP”, disse Paul Kirsch, diretor global de produtos fluorados da companhia.
“Acreditamos que nossa linha de produtos Opteon oferece à indústria uma opção segura e de baixo GWP nessa transição para alternativas mais sustentáveis, sem reduzir o desempenho”, ressaltou.
Em comunicado distribuído à imprensa, a Chemours reconheceu a necessidade de uma ação coordenada para evitar o crescimento das emissões de gases do efeito estufa, incluindo as associadas ao uso de HFCs em diferentes aplicações.
Por isso, a indústria espera que a utilização de seus fluidos refrigerantes à base de hidrofluorolefinas (HFOs) elimine globalmente o equivalente a 325 milhões de toneladas de CO2 até 2025, graças ao seu baixo potencial de aquecimento global (GWP, na sigla em inglês).
A empresa avalia que, com a nova emenda, o Protocolo de Montreal passou a oferecer um modelo comprovado, consistente e bem-entendido que permite à comunidade global reduzir as emissões de gases do efeito estufa, garantindo, ao mesmo tempo, que consumidores e empresas experimentem uma transição mais suave para produtos mais novos e sustentáveis.
“E é por isso que a Chemours já comercializa a linha de produtos Opteon para uso em aplicações como refrigeração, ar-condicionado, espuma de isolamento e sistemas de recuperação de calor. É fundamental que todas as partes envolvidas trabalhem para atender às metas de sustentabilidade, garantindo soluções econômicas e sem limitar o comércio global”, salientou Maurício Xavier, presidente da subsidiária brasileira.
Segundo a Chemours, os produtos Opteon são feitos à base de HFO-1234yf e HFO-1336mzz(Z) para atender às regulamentações globais sobre os HFCs, mantendo ou melhorando o desempenho em relação aos produtos já disponíveis.
Os refrigerantes desta linha são destinados ao uso em ar-condicionado automotivo, refrigeração comercial, chillers e transporte refrigerado, e a empresa também tem desenvolvido soluções adicionais para ar-condicionado residencial e comercial, além de agentes expansores de espuma para isolamento térmico.