A primeira efeméride global da indústria de aquecimento, ventilação, ar condicionado e refrigeração (HVAC-R), que será celebrada em 26 de junho, acaba de receber o suporte do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma).
Segundo seus idealizadores, o Dia Mundial da Refrigeração será lançado para aumentar a conscientização da comunidade internacional sobre o papel dessa indústria no apoio à vida moderna e à sociedade.
Associações empresariais e profissionais sediadas nos EUA, Índia, Paquistão, Filipinas, Tailândia, Austrália, África, Oriente Médio e em toda a Europa já deram apoio formal à data.
“Essa comemoração reunirá a comunidade global para celebrar o sucesso e as conquistas do setor por meio de uma série de eventos internacionais e uma campanha em mídias sociais”, diz o Instituto de Refrigeração (IOR) do Reino Unido.
- Cultura da gambiarra agrava riscos de acidentes na indústria do frio
- Carrier adota substituto do R-410A
- Regulador de pressão estoura e fere gravemente refrigerista
A agência ambiental da Organização das Nações Unidas (ONU) informou que suas 147 unidades nacionais da divisão OzonAction promoverão seminários, workshops, treinamentos e competições para profissionais do setor e usuários finais de sistemas de refrigeração e ar condicionado.
“A indústria de refrigeração é frequentemente descrita como sendo uma indústria ‘oculta’. Agora, temos um dia para aumentar a conscientização sobre o trabalho verdadeiramente incrível que fazemos globalmente”, afirmou o consultor britânico Steve Gill, principal idealizador da efeméride, durante encontro promovido em fevereiro pelo Pnuma.
“As tecnologias e aplicações de refrigeração, ar condicionado e bombas de calor surgiram a partir da necessidade humana por alimentos, conforto e processos térmicos. Essa é uma história que remonta a séculos, porém, para aqueles que trabalham nessa indústria, ainda é uma frustração de longa data não receber o devido reconhecimento”, argumentou.