Situação reconhecidamente perigosa para a disseminação do novo coronavírus, as aglomerações nos transportes coletivos continuam preocupando as pessoas que cotidianamente precisam ir e voltar do trabalho.
Enquanto as medidas de distanciamento social prosseguem sendo desrespeitadas e a vacinação caminha lentamente, iniciativas para a proteção da população em ambientes fechados ou pouco ventilados chegam ao mercado.
O exemplo mais recente desse avanço começou a ocorrer em Salvador (BA), com a implantação de filtros antivirais nos equipamentos de ar condicionado de parte da frota de ônibus da OT Trans.
Capaz de eliminar 99,9% de carga viral em ambientes fechados, o filtro já foi instalado em 92 veículos da companhia, que atualmente opera mais de 100 linhas da cidade, das quais 15 circulam com ar-condicionado. Além disso, o novo filtro consegue eliminar 80% de fungos e bactérias.
O protótipo do filtro reutilizável e de baixo custo foi desenvolvido por meio de parceria entre a startup Salvar, a unidade da organização social da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e o Senai Cimatec.
- Filtro de ar antiviral inativa coronavírus em veículos
- PEC 7/2021 e PNQAI aceleram ações de prevenção à covid-19
- Detentos de Manaus participam de curso de refrigeração residencial
A solução atua como barreira no fluxo de ar para reter nanopartículas que tenham tamanhos próximos aos de agentes virais. Com a retenção, é possível evitar que estas partículas se espalhem pelo ambiente por meio da ventilação artificial.
Atualmente, os modelos de ar-condicionado disponíveis no mercado possuem diferentes tipos de filtros, cada qual com seu nível de eficiência, mas apenas atuando como barreira mecânica a poeiras ou partículas maiores suspensas no ar.
“Esse projeto terá um grande impacto para evitar a disseminação de diferentes partículas virais, incluindo o Sars-CoV-2, e dessa forma atuar como uma importante barreira para reduzir contaminações em diferentes ambientes e promover maior segurança para as pessoas”, afirma a pesquisadora Bruna Machado, do Senai Cimatec.
A especialista destaca ainda a facilidade para ser implementado na linha de produção e escalável para os diversos modelos de aparelhos de ar condicionado já existentes, quesitos fundamentais diante do cenário de pandemia.
Além de parte da frota de ônibus da OT Trans, o equipamento já sendo utilizado em diversas empresas, escolas e instituições baianas, e em breve deve estar disponível em todo Brasil.
Comments 1