Blog do Frio
  • NOTÍCIAS
  • SOBRE NÓS
  • FALE CONOSCO
No Result
View All Result
Blog do Frio
  • NOTÍCIAS
  • SOBRE NÓS
  • FALE CONOSCO
No Result
View All Result
Blog do Frio
No Result
View All Result
Crônicas do Frio

O triste fim de Zé Garrafinha, o famoso “rei das gambiarras”

Falta de qualificação profissional agrava riscos de acidentes na indústria de refrigeração e ar condicionado

Por Nando Costa
21 de março de 2023
"Refrigerista" tentando fazendo vácuo com a boca
Trabalhar na indústria de aquecimento, ventilação, ar condicionado e refrigeração (AVAC-R) exige preparo técnico e boas práticas | Foto: Reprodução/Redes sociais

Hoje eu vou contar aqui a história de um “mexânico” chamado Zé Garrafinha, conhecido por todos em seu bairro como o “rei das gambiarras”. Ele “arrumava” de tudo: geladeira, ar-condicionado, fogão, máquina de lavar e outros eletrodomésticos.

Além de não possuir nenhum conhecimento técnico, não tinha as ferramentas adequadas para trabalhar na área, assim como nem sabia o que era EPI. Boas práticas, então, ele nunca ouviu falar a respeito.

Zé Garrafinha, enfim, não se importava em soltar gás refrigerante na atmosfera e descartar de qualquer jeito equipamentos fora de uso, causando danos irreparáveis ao meio ambiente. Ele não tinha a menor ideia do que era brasagem com nitrogênio passante e sequer sabia explicar o que era vácuo. Seus trabalhos eram um perigo para si mesmo e para os clientes, mas, pelo preço superbaixo que cobrava, conseguia serviços com frequência.

Dessa forma, ele prejudicava toda uma categoria de profissionais sérios e qualificados, que se esforçavam para oferecer serviços de qualidade e dentro das normas técnicas e de segurança.

  • Os perigos das gambiarras no mercado de refrigeração
  • Refrigerantes inflamáveis exigem cuidados especiais
  • Segurança em 1º lugar: 10 dicas essenciais para os refrigeristas

Mas, como diz o velho ditado, “o barato sai caro”, e essa história teve um fim trágico. Um dia, Zé Garrafinha foi chamado para consertar uma geladeira com R-600a. Mesmo em se tratando de um fluido refrigerante altamente inflamável (A3), ele decidiu cortar a tubulação do sistema com o maçarico, o que resultou em uma explosão fatal.

O cliente perdeu seu refrigerador, e Zé Garrafinha, a vida. A tragédia, que poderia ter sido evitada se ele estivesse utilizando um simples cortador de tubo, abalou o bairro e deixou uma lição importante para todos: a formação e a qualificação profissional são cruciais para garantir a segurança e a qualidade dos serviços prestados.

Embora fictícia, a história contada aqui serve como um alerta para todos os profissionais do AVAC-R e para os clientes que buscam serviços nessa área. É fundamental valorizar a formação técnica, usar ferramentas adequadas e respeitar as normas de segurança para evitar acidentes e garantir o bem-estar de todos.

Que a saga de Zé Garrafinha seja lembrada como um exemplo de como a falta de conhecimento e a irresponsabilidade podem ser fatais e prejudiciais para todos os envolvidos. E que os refrigeristas de verdade continuem aprimorando suas habilidades e investindo em formação, para que possam oferecer sempre serviços seguros e de qualidade à sociedade.

PUBLICIDADE

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Tags: AcidenteAr CondicionadoBoas PráticasBrasagemCapacitaçãoClimatizaçãoCrônicaEletrodomésticoEPIFogãoGambiarraGásMaçaricoMáquina de LavarQualificação ProfissionalRefrigeraçãoRefrigeranteRefrigeristaSegurançaTécnicoTrabalho
Post Anterior

Terra ainda pode ser salva do caos climático, afirma IPCC

Próximo Post

Webinário gratuito aborda boas práticas com fluidos refrigerantes

Posts Relacionados

Crônicas do Frio

O diálogo refrescante da turma do frio no Parque do Gelo

Por Nando Costa
19 de março de 2023
Botija de gás refrigerante com manifold em cima e rodeada por fumaça | Foto: Shutterstock
Crônicas do Frio

“Meu nome é Gás, e eu tô vazando!”

Por Nando Costa
16 de março de 2023
Próximo Post
Chemours confirma presença em ciclo de palestras da Samsung

Webinário gratuito aborda boas práticas com fluidos refrigerantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Apoiadores

Anúncio da agência do webdesigner mineiro Alexandre Oliveira

Licença Creative Commons
Aviso legal: Os textos postados pelo Repórter do Frio neste blog estão protegidos pela licença Creative Commons – Atribuição 4.0 Internacional.

© 2022 - Web Designer

No Result
View All Result
  • NOTÍCIAS
  • SOBRE NÓS
  • FALE CONOSCO

© 2022 - Web Designer

                     
No Result
View All Result
  • NOTÍCIAS
  • SOBRE NÓS
  • FALE CONOSCO

© 2022 - Web Designer

Utilizamos cookies em nosso site para melhorar a sua experiência de navegação. Ao clicar em "OK", você concorda com o uso de todos os cookies.