Toda essa história profissional vivida pelo engenheiro mecânico Alessandro Silva, hoje aos 51 anos de idade, começou como tantas outras protagonizadas por jovens de família humilde, em busca de um futuro melhor, objetivo nem sempre alcançado por vários motivos.
No caso específico do AVAC-R, há razões em dobro para se lamentar quando alguém se perde neste caminho, tendo em vista a carência crônica de especialistas na área em países como o nosso, de clima tropical, e a abundância de oportunidades para se estudar nesse campo, justamente em virtude da grande demanda existente onde há temperaturas extremas.
“Aproveitem ao máximo que em nosso país refrigeração e ar condicionado são segmentos de primeira necessidade”, recomenda Silva, absolutamente convicto de que o estudo contínuo deve ser o primeiro mandamento para quem deseje obter sucesso em alguma profissão.
Na Escola Senai Mariano Ferraz, no bairro paulistano de Vila Leopoldina – onde em 1986 ingressou no curso de mecânico de refrigeração e ar condicionado e teve professores como Amaral Gurgel e Sérgio Mazzucatto – o atual engenheiro de aplicação da Bitzer US começou a perceber na prática aquilo em que já acreditava, ou seja, a importância da dedicação nos estudos. “Ali as portas da vida profissional se abriram para mim”, relembra.
E continuaram abertas, pois Alessandro persistiu na mesma filosofia durante a graduação em engenharia mecânica, pela Universidade São Judas Tadeu, em São Paulo e, 20 anos depois, no mestrado em engenharia mecânica pela Kennesaw State University, assim como no doutorado (PhD) em engenharia mecânica, com pesquisa voltada para bombas de calor com CO2 na Universidade de Alabama que pretende concluir até 2025, ambas nos Estados Unidos.
- Setor de refrigeração adota HFCs e HFOs de baixo GWP
- 40 anos de amor pelo ar condicionado
- ETP celebra 25 anos de excelência e inovação no ensino
Para esses quase dez anos de trabalho fora do Brasil, conciliados a estudos em renomadas universidades americanas, Silva reconhece outro aspecto fundamental: o apoio incondicional recebido tanto da família quanto da empresa, que sempre o incentivou a prosseguir com seus estudos.
Residente com a família na cidade de Atlanta, capital do estado da Georgia, localizado no sudeste dos Estados Unidos, importante centro comercial, de transportes e universitário, Alessandro curte mesmo é em casa ou perto dela as horas de folga que faz questão de manter em sua movimentada rotina.
Nesses momentos, pedala ou bate uma bola com o filho Guilherme, de 21 anos, visita parques com a esposa, Alexsandra, e, claro, lê bastante, um hábito que chega a ser óbvio em se tratando de alguém que gosta tanto de aprender, e de ensinar – convenhamos – atividade que inclui a autoria de livros como estes, confira:
- Silva, Alessandro. Ministério do Meio Ambiente. Programa Brasileiro de eliminação dos HCFCs-PBH: Fluidos Frigoríficos Naturais em Sistemas de Refrigeração Comercial. Brasília: MMA, 2015. ISBN 978-85-7738-258. Acesso gratuito: http://www.boaspraticasrefrigeracao.com.br/upload/publicacao/publicacao-511240246.pdf.
- Silva, Alessandro. CO2 em Sistemas de Refrigeração Comercial e Industrial. São Paulo: Nova Técnica Editorial, vol. 1, 2009.
- Silva, Alessandro. Coleção Técnica – Refrigeração Comercial. São Paulo: Nova Técnica Editorial, 1ª ed., 2007.