A Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA, na sigla em inglês) anunciou, no início deste mês, as novas regras do Programa de Políticas de Novas Alternativas Significativas (SNAP), que entrarão em vigor em 3 de janeiro de 2017. A medida lista os fluidos frigoríficos como aceitáveis, inaceitáveis ou de uso restrito.
Com alto potencial de aquecimento global (GWP), os hidrofluorcabonos (HFCs) R-404A e o R-507A estão entre os refrigerantes que serão banidos da fabricação de novos equipamentos de refrigeração de alimentos até janeiro de 2021. Em 2023, ambos também estarão proibidos em armazéns frigoríficos. Também fazem parte das proibições os blends usados em retrofits do R-22, como o R-407A e o R-407B.
Já o R-134a é um dentre os vários refrigerantes que estarão proibidos, a partir de 2024, em novos resfriadores de líquido. Além disso, foi estabelecido prazo de cinco anos para a extinção do uso do R-134a em novas geladeiras e freezers domésticos.
Os fluidos identificados pelo Instituto Americano de Normas (ANSI) e pela Sociedade Americana de Engenheiros de Aquecimento, Refrigeração e Ar Condicionado (Ashrae) com classe de inflamabilidade A3 serão proibidos em retrofits em condicionadores de ar e bombas de calor em prédios residenciais e comerciais.
E essa proibição inclui diversos refrigerantes com hidrocarbonetos e misturas vendidos nos EUA como substitutos para o R-22, entre os quais o 22a Refrigerant Express, Duracool-22a, 22a Envirosafe e Red Tek 22a.
Outras medidas que entram em vigor no próximo ano preveem a proibição dos hidrocarbonetos R-1270 e do R-443A em novos aparelhos de ar condicionado e bombas de calor residenciais e comerciais, armazéns frigoríficos, chillers centrífugos e chillers de deslocamento positivo.
Por outro lado, as novas regras autorizam o uso de propano em freezers e refrigeradores domésticos, assim como em novas máquinas comerciais de gelo, a partir de janeiro de 2021.
Além disso, a hidrofluorolefina (HFO) levemente inflamável R-1234yf – fluido refrigerante de baixo GWP desenvolvido para substituir o R-134a em ares-condicionados de automóveis e comercializado pela Chemours como Opteon YF – já está sendo utilizada em veículos de passageiros e picapes.