Na construção ou na renovação de shoppings e edifícios comerciais, nem todas as instalações de ar condicionado são projetadas e construídas pela mesma empresa ou ao mesmo tempo.
O conceito de construção de base é que os proprietários projetem e construam o edifício, enquanto a conclusão das lojas individuais em um shopping ou dos escritórios em um complexo comercial – incluindo o ar-condicionado – seja feita pelos inquilinos.
O dono do edifício tem pouco ou nenhum controle sobre o sistema HVAC em cada zona, resultando em um sistema que é grande e difícil de equilibrar. Com isso, corre o risco de receber queixas dos usuários sobre o conforto, uma vez que alguns ambientes ou lojas não obterão fluxo suficiente de ar, devido ao excesso em outros.
Muitos proprietários de edifícios também experimentam atrasos na entrega do edifício, devido ao processo de comissionamento e recomissionamento muito complicado.
Para contornar esses desafios, a Danfoss desenvolveu a AB-PM, válvula de balanceamento automática destinada a aplicações de aquecimento e resfriamento com a necessidade de um controle por zona.
A solução possui três funções distintas em um corpo de válvula: balanceamento automático feito pelo controlador diferencial de pressão, a limitação do fluxo e o controle de zona.
-
Armacell compra indústria de suporte de tubos
-
Whirlpool vende Embraco por US$ 1,08 bilhão
-
Danfoss lança solenoide para injeção segura de gás quente
Com a AB-PM, os proprietários de edifícios podem projetar e instalar a base do sistema de aquecimento e resfriamento antes de os inquilinos chegarem.
Segundo a Danfoss, a instalação da AB-PM assegura ao proprietário da construção um sistema de climatização confiável e um processo de design e construção rápido e fácil.
Com a AB-PM, o proprietário do edifício pode facilmente dividir o sistema de climatização em zonas individuais para cada loja ou escritório, pois a solução equilibra automaticamente o sistema, fornecendo o fluxo correto para cada zona em carga total ou carga parcial, independentemente do número de unidades terminais a serem instaladas.
Um sistema de ar condicionado instalado com as válvulas de balanceamento hidrônico AB-PM permite que os proprietários dos edifícios administrem o sistema de aquecimento e resfriamento de seus ambientes de forma eficiente, ressalta o fabricante.
“O pré-comissionamento do sistema também torna a vida muito mais fácil para os inquilinos das zonas individuais, permitindo-lhes conectar seus sistemas HVAC com menos trabalho e reduzindo despesas”, informa o comunicado distribuído à imprensa.
“Em apenas um corpo de válvula compacto, a AB-PM traz os seguintes benefícios: controle diferencial de pressão, interrupção, limite de fluxo, verificação do fluxo, controle de zona com atuador e design flexível de zona”, acrescenta.