A japonesa Nidec anunciou, na última terça-feira (19), o lançamento da divisão Nidec Global Appliance, integrando várias subsidiárias recém-adquiridas pela multinacional, incluindo a Embraco.
A nova divisão visa aproveitar as sinergias entre os diferentes portfólios de produtos, fortalecer as capacidades de inovação da Nidec e proporcionar à companhia uma base sólida nas Américas, informa o comunicado distribuído à imprensa.
Segundo a empresa, esse novo arranjo, que levou à criação da marca Nidec Global Appliance, representa mais um passo importante para a história do grupo.
“Os atributos das marcas integradas resultam em um portfólio completo e de alta qualidade de soluções para as áreas residenciais e comerciais”, disse Valter Taranzano, CEO da Nidec Global Appliance, acrescentando que a mudança amplia “o foco no cliente e presença no mercado, além de alavancar a produtividade por meio de sinergias e intercâmbio de boas práticas entre as fábricas”.
A nova divisão está presente nos EUA, México, Brasil, Eslováquia, Romênia, Itália, Rússia e China. Ao todo, são 11 fábricas, seis centros de pesquisa e desenvolvimento (P&D), três escritórios de vendas e um centro global de suporte comercial. O volume de produção anual estimado é de 60 milhões de motores e compressores em todo o mundo.
- Gree amplia linha de VRFs fotovoltaicos no Brasil
- Homem que colocou bomba em fábrica de compressores sairá da cadeia
- GEA planeja vender divisão de compressores Bock
A divisão manterá a marca Embraco para suas soluções de refrigeração, e a marca Nidec será usada em sua linha motores para eletrodomésticos (máquinas de lavar, secadoras e lava-louças).
“Enquanto os compressores da Embraco estão prontos para atender aos regulamentos e normas específicas de cada mercado, o negócio de motores tem como estratégia servir seus clientes de forma customizada em todo o mundo”, revelou a Nidec.
“Os dois portfólios de produtos contam com alta qualidade e eficiência energética como atributos-chave, aprimorados pela tecnologia de classe mundial nos processos de fabricação Nidec e o melhor custo-benefício da categoria”, destacou.
Fundada no Brasil em 1971, a Embraco é especializada em compressores herméticos e possui várias linhas de produtos que utilizam refrigerantes como o propano (R-290) e o isobutano (R-600a). Há pouco tempo, trabalhou com a italiana Dorin para introduzir compressores de dióxido de carbono (CO₂) no mercado latino-americano.
A Nidec foi fundada no Japão em 1973. É líder global na fabricação de motores e “tudo o que gira e move”. Atualmente, a empresa possui mais de 300 subsidiárias consolidadas e afiliadas em todo o mundo e tem mais de 110 mil funcionários.