A área de sistemas térmicos industriais da Mitsubishi, fabricante líder do mercado de chillers centrífugos no Japão, anunciou que vai lançar uma série de equipamentos do gênero de grande capacidade operando com o fluido refrigerante R-1234yf, uma hidrofluorolefina (HFO) comercializada pela Chemours sob a marca Opteon XL10.
O R-1234yf, que também é usado em condicionadores de ar de carros e máquinas de vendas automáticas, não destrói a camada de ozônio e apresenta baixíssimo potencial de aquecimento global (GWP, na sigla em inglês), conforme destaca a Mitsubishi, lembrando que o uso da sustância “não resulta em emissões nocivas para a atmosfera”.
O fluorproduto também não está sujeito à nova versão da lei japonesa de recuperação e destruição de gases fluorados, informa o comunicado distribuído à imprensa.
“Isso contrasta com equipamentos que adotam refrigerantes de alto GWP – por exemplo, o R-134a, que foi amplamente utilizado antes da legislação revisada entrar em vigor. Como esses sistemas têm um impacto adverso significativo sobre o aquecimento global, as leis agora exigem reduções em seus volumes de produção e uso”, diz a indústria.
Os dois chillers da nova linha – o JHT-Y, de velocidade fixa, e o JHT-YI, equipado com inversor de frequência – serão lançados em junho, segundo a multinacional asiática.
Ambos os equipamentos estarão disponíveis em capacidades que variam de 300 a 5,4 mil toneladas de refrigeração (TR). “O JHT-Y e JHT-YI são os primeiros chillers centrífugos com capacidades de até 5,4 mil TR oferecidos comercialmente no Japão com um refrigerante de baixo GWP”, diz a companhia.
- AHRI pede para Senado americano ratificar pacto que reduz HFCs
- Riscos do TFA do R-1234yf são insignificantes, confirma estudo
- Carrier seleciona R-454B para rooftops vendidos na Europa
A nova série também adota um novo tipo de compressor para obter alto desempenho em todas as faixas de capacidade. “O modelo de velocidade constante apresenta um coeficiente de performance (COP) de 6,9, que, como antes, fornece um dos mais altos níveis de eficiência energética do mundo, juntamente com tamanho compacto.”
“Os chillers da nova série também podem ser controlados com precisão suprema usando o painel de operação mais recente, e os modelos de velocidade constante e com inversores podem atender a diversas aplicações, incluindo especificações de baixa temperatura, bomba de calor e recuperação de calor”, complementa.
A Mitsubishi também salienta que, juntamente com a série ETI-Z de chillers centrífugos nas faixas de capacidade de pequena a média lançada em 2015, oferecerá agora uma linha completa de modelos de 150 a 5,4 mil TR com refrigerantes de baixo impacto climático.
Por fim, o comunicado reforça que a empresa “continuará a se concentrar no desenvolvimento de produtos de alto desempenho usando refrigerantes de baixo GWP para contribuir para a proteção ambiental em escala global”.