O Ministério da Saúde confirmou hoje (26) o primeiro caso de um brasileiro infectado pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2). No momento, há vinte casos suspeitos da doença no País. Cinquenta e nove casos suspeitos foram descartados
Trata-se de um homem de 61 anos, morador da cidade de São Paulo, que esteve na região da Lombardia, no norte da Itália, entre os dias 9 e 21 de fevereiro.
Ao retornar da viagem, na última sexta-feira (21), o paciente apresentou os sinais e sintomas compatíveis com a doença (febre, tosse seca, dor de garganta e coriza).
Atendido no Hospital Israelita Albert Einstein na segunda-feira (24), o homem foi submetido a exames clínicos que apontaram a suspeita de infecção pelo vírus.
- Coronavírus adia feira chinesa de refrigeração
- Para conter coronavírus, China regulamenta uso de ar-condicionado
- Ziehl-Abegg adota medidas preventivas contra coronavírus
Com resultados preliminares realizados pela unidade de saúde e de acordo com o Plano de Contingência Nacional, o hospital enviou a amostra para o laboratório de referência nacional, Instituto Adolfo Lutz, para contraprova.
“Agora é que vamos ver como esse vírus vai se comportar em um país tropical, durante o verão”, disse hoje o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.
Na última sexta-feira (21), as autoridades italianas notificaram nove óbitos, o que levou o governo brasileiro a incluir a Itália entre os países onde a doença está se espalhando e há risco de infecção.
De acordo com o Ministério da Saúde, já foram registrados mais de 80,2 mil casos do coronavírus em 34 países. Em todo o mundo, foram registradas 2,7 mil mortes causadas pela covid-19, sendo que os casos mais graves são aqueles que afetam pessoas com mais de 60 anos.