Baseada nos conceitos “faça o seu próprio horário” e “trabalhe mais, ganhe mais”, a Alvorada Ar Condicionado, empresa paulistana da área de instalação, manutenção preventiva, reparos e higienização de sistemas de climatização, inaugurou um modelo exclusivo de microfranquia para refrigeristas interessados em tocar o próprio negócio.
A ideia surgiu a partir do exemplo trazido pelo Uber, em que os profissionais escolhem os melhores horários e a quantidade de horas para trabalhar. Neste caso, porém, a inovação vai ainda mais longe – os franqueados não precisam investir para entrar no negócio, e ainda contam com toda a administração de sua agenda de clientes.
Pelo contrário, a franqueadora oferece contrato de franquia gratuito, kit com uniforme e R$ 500,00 logo no início das atividades, após aprovação no processo de treinamento e seleção, que dura de cinco a sete dias. Em contrapartida, os técnicos em ar-condicionado devem ter carro e o ferramental exigido para trabalhar.
“Nosso conceito de franquia baseia-se no completo gerenciamento da demanda dos clientes e, ao mesmo tempo, da agenda de serviços a serem executados por nossos franqueados, assim como toda a parte de marketing”, explica o gerente da franqueadora, Samuel Andrade, ressaltando que a estruturação do projeto da Alvorada nesse ramo contou com o apoio do empresário David Pinto, fundador da bem-sucedida Dr. Resolve, uma das maiores franquias de serviços do Brasil.
A demanda para cada franqueado é gerenciada a partir de um aplicativo em que os trabalhos são repassados levando em consideração a relação entre a agenda do cliente e do franqueado, o tipo de serviço solicitado, a quantidade de mão de obra necessária e a região da capital paulista em que profissional está estabelecido.
“Esse processo agiliza todo o atendimento e proporciona o deslocamento dos refrigeristas indicados para aquele determinado trabalho”, ressalta Andrade.
Seleção
Ao mesmo tempo em que opera no “estilo Uber” – exceto pela guerra de tarifas gerada pelo aplicativo de táxi –, a Alvorada Ar Condicionado já conta com cinco franqueados na cidade de São Paulo. A ideia é chegar a 100 franqueados na capital até o fim de 2017.
Segundo o gestor da empresa, a perspectiva de faturamento bruto para este ano é de R$ 7 milhões, frente aos R$ 600 mil obtidos em 2016, ou seja, um aumento de mais de 1.000% em poucos meses.
“Estamos à procura de profissionais que tenham conhecimento de equipamentos convencionais e inverter e, se possível, ainda saibam trabalhar com máquinas de fluxo de gás refrigerante variável (VRF)”, explica Andrade, ao lembrar que perfil empreendedor e capacidade para trabalhar em equipe também são habilidades requeridas pela instaladora.
Por ser mínimo e flexível, o formato da franquia comporta processos internos de avaliação do atendimento e dos serviços, de modo a facilitar o descredenciamento de franqueados que não atinjam o desempenho esperado.
O procedimento pode ocorrer por diversos motivos – desde reclamações dos clientes sobre atendimento e atrasos até se o franqueado não pegar pelo menos um serviço por dia ou ficar mais de três dias sem realizar qualquer trabalho. “Esta microfranquia nasceu para possibilitar que um profissional atue pelo menos meio período no negócio”, enfatiza o empreendedor.
Serviços no inverno
Outra inovação trazida pela empresa está no fato de também focar seu conceito de operação em otimizar a agenda dos franqueados com serviços demandados durante o inverno, quando muitos profissionais têm dificuldades em manter a agenda cheia.
“A ideia é estruturar uma rede que dê estabilidade de serviços para os franqueados, principalmente na estação mais fria do ano, época em que a demanda cai muito neste setor. Por isso, é fundamental buscar parceiros nesta área para que nunca faltem clientes para os instaladores de ar-condicionado”, salienta.
Para saber mais sobre a proposta de franquia da instaladora paulistana, os técnicos em climatização podem entrar em contato com a empresa pelo telefone (11) 96981-4359.