A presença de um grande número de marcas relevantes torna o mercado mundial de sistemas de ar condicionado extremamente competitivo. De acordo com projeções publicadas a semana passada num relatório da Transparency Market Research, o segmento poderá movimentar mais de US$ 167 bilhões em 2024.
Segundo a consultoria, essa indústria tem visto, nos últimos anos, um forte aumento da demanda em aplicações comerciais e residenciais, acompanhado pela popularização dos termostatos inteligentes e a adoção crescente de máquinas com inversores de frequência.
Contabilizando uma participação de quase 40% no mercado em 2015, o segmento comercial dominou o mercado global de sistemas de climatização naquele ano.
“Este segmento deve se manter na liderança até 2024, impulsionado pelo crescente uso da tecnologia nos setores de hotelaria, turismo e construção de edifícios, hospitais, clínicas e centros de saúde”, explica o comunicado distribuído à imprensa.
Por volume, no entanto, o segmento de aplicações residenciais dominou o mercado em 2015. Este segmento também poderá crescer a uma taxa anual composta mais alta, com base na receita projetada de 2016 a 2024.
Cenário global
O mercado mundial de sistemas de ar condicionado compreende as regiões Ásia-Pacífico, América do Norte, América Latina, Europa, Oriente Médio e África. Por receitas, a região Ásia-Pacífico deverá dominar setor nos próximos sete anos, com uma participação de mais de 55% durante o período de projeção.
De acordo com o relatório, os mercados na América Latina, bem como no Oriente Médio e na África, deverão experimentar um crescimento sustentável no futuro próximo, em função da crescente adoção de sistemas inteligentes de ar condicionado em países como Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Turquia e Israel.
Globalmente, o mercado de sistemas de ar condicionado é caracterizado pela presença de companhias grandes e bem estabelecidas, como a Gree, a Daikin e a Carrier; emergentes, como a Panasonic, a Mitsubishi e a Midea; e fornecedores promissores, como a LG, a Haier e a Hitachi.
Cada um desses players têm se esforçado para fortalecer sua posição no setor e alcançar um crescimento sustentável. Para atingir esses objetivos, essas empresas estão atualmente focadas na integração de produtos, a fim de expandir sua base de clientes e chegar a novos públicos, conforme avalia a Transparency Market Research.