Deflagrada na semana passada, a maior operação polícial contra lojas na Chinatown de Madri nos últimos 10 anos resultou na apreensão de meio milhão de produtos ilegais, segundo informações publicadas hoje (20/12) pelo jornal espanhol El Mundo.
Na ocasião, 22 pessoas foram presas, entre os quais o dono de uma empresa de gases industriais que envasava fluidos refrigerantes fluorados em suas instalações, e outros oito suspeitos estão sendo investigados.
Entre drogas, facas e pistolas apreendidas, também estão 135 cilindros de refrigerantes supostamente contrabandeados. “Três dessas garrafas continham R-22”, informou a polícia da capital espanhola.
Leia também
- Consumo de HFCs volta a crescer na Europa
- Vendas de ar-condicionado com gás inflamável aumentam na China
- Distribuidores contestam proibição de cilindros descartáveis nos EUA
Os fluidos refrigerantes foram encontrados num ferro-velho onde também funcionava um centro de envase de gases industriais sem nenhuma medida de segurança.
O diário espanhol revelou que o estabelecimento não tinha licença para o exercício da atividade e sua mão de obra trabalhava de forma irregular.
A empresa também não possuía licença ambiental de gestão de resíduos. Nesta segunda-feira (20/12), o proprietário do local foi intimado a prestar depoimento à polícia e apresentar documentos sobre seu negócio.