Depois de um vazamento de fluido refrigerante ocorrido na espaçonave de carga Progress 82 no último sábado (11), a agência espacial russa (Roscosmos) decidiu adiar o lançamento de uma cápsula que substituiria a Soyuz MS-22, que também sofreu enorme perda de refrigerante há cerca de dois meses.
Uma vez autorizada, a espaçonave substituta, Soyuz MS-23, trará de volta à Terra três pesquisadores que estão atualmente na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).
A Roscosmos pretendia lançar a cápsula MS-23 este mês e trazer para casa os cosmonautas Sergey Prokopyev e Dimitri Petelin, juntamente com o astronauta Frank Rubio.
- Espaçonave russa sofre enorme perda de fluido refrigerante
- Após vazamento de refrigerante, Rússia cogita resgatar astronautas na ISS
- Tapa fugas italiano reduz prejuízos com vazamentos de refrigerantes
Agora, o veículo de resgate será lançado em março, segundo uma mensagem publicada na conta oficial da Roscosmos no Telegram.
Em um comunicado publicado no sábado em seu site, a agência espacial dos EUA (Nasa) informou que “o motivo da perda de refrigerante na espaçonave Progress 82 está sob investigação”.
“As escotilhas entre a Progress 82 e a ISS estão abertas, e as temperaturas e pressões a bordo da estação estão normais. A tripulação, que foi informada do vazamento no circuito de refrigeração, não corre perigo, e as operações da estação espacial continuam normalmente”, acrescentou.