
O E-mart, maior rede de hipermercados da Coreia do Sul, decidiu adotar o fluido refrigerante Opteon XP40 (R-449A) em seus sistemas de refrigeração para atingir suas metas de sustentabilidade.
Segundo a Chemours, fabricante da substância à base de hidrofluorolefina (HFO), a iniciativa também ajudará a melhorar a eficiência energética nas lojas do grupo na região Ásia-Pacífico.
O E-mart está expandindo agressivamente sua rede e pretende ter mais de 200 lojas operando com o refrigerante Opteon XP40 até 2030, informa um comunicado distribuído à imprensa pela indústria química norte-americana.
A Chemours ressalta que o Opteon XP40 é um fluido refrigerante de baixo potencial de aquecimento global (GWP, em inglês) e inofensivo à camada de ozônio, desenvolvido para substituir os hidrofluorcarbonos (HFCs) R-404A e R-407A, além do hidroclorofluorcarbono (HCFC) R-22, em aplicações de refrigeração comercial.
- R-410A fora de padrão aumenta risco de acidentes na indústria do frio
- Manuseio e utilização de R-600a exigem atualização profissional
- Vendas de HFO fortalecem expansão da Chemours
O Quinto Relatório de Avaliação (AR5) do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) aponta que o R-449A tem um GWP de 1.282.
Esse fluido refrigerante reduz as emissões de dióxido de carbono (CO2) em 67% e melhora a eficiência energética em até 12% quando comparado ao R-404A, afirma a Chemours. Além disso, o R-449A reduz o CO2 emitido em 29% quando comparado ao R-22.
“É ótimo ver o E-mart à frente das regulamentações ambientais na região Ásia-Pacífico”, diz Diego Boeri, vice-presidente de fluorprodutos da Chemours.
De acordo com o executivo, o Opteon XP40 tem sido amplamente adotado por muitos dos maiores varejistas de alimentos do mundo.
“Dessa forma, a Chemours construiu um histórico de sucesso na liderança e suporte à transição para soluções de baixo GWP na área de fluidos refrigerantes”, acrescenta.