Vinte e sete anos após seu primeiro atendimento técnico, esse carioca estudioso e inquieto hoje tem mais de 265 mil inscritos no canal do Youtube ”Viana Manutenção”; soma quase 2 mil vídeos gravados, e um número igualmente expressivo de alunos, inclusive presenciais.
Mas nada disso surpreende quando se trata de Ricardo Viana, alguém que começou cedo trabalhando como entregador, estudou refrigeração e ar condicionado, leciona na área e, desde 2017, também educa pela internet.
Aos 45 anos de idade, um dos influenciadores mais conceituados do HVAC-R se define como empresário-refrigerista, frente à dinâmica que seus negócios acabaram assumindo.
Contudo, ele não abre mão de trocar ideias pessoalmente, conhecer novos colegas e mestres, enfim, aprender e ensinar constantemente, uma rotina que a conveniência da comunicação remota nem sempre consegue suprir.
Nova fase
“Atualmente, busco menos ação direta minha nos negócios, o que abrirá espaço para aulas, cursos, eventos, e tudo mais que a gente precisa para se manter atualizado”, explica.
Foi justamente com esta filosofia que Viana iniciou, em maio último, sua loja online, a Reparador Raiz, mesmo nome de sua programação de cursos on-line.
Lá, os pedidos captados pela internet são entregues por meio de uma empresa de logística, no melhor estilo dos grandes varejistas, restaurantes, lojas de moda etc.
Outra mudança colocada em prática por Viana para ajustar seu dia a dia ao novo perfil envolve o raio de ação de seus atendimentos, que hoje se restringe a 10 km a partir de Duque de Caxias, cidade fluminense onde reside.
- LG exibe na CASACOR SP 2024 climatização inovadora e flexível
- Fluidos refrigerantes de baixo GWP foram destaque no Dia Mundial da Refrigeração
- 10 mitos sobre o ar-condicionado que você precisa esquecer
“Não estou atendendo mais no Rio de Janeiro, porque assim evito as 2 horas que gastava para percorrer apenas 25 quilômetros”, explica o profissional, em alusão ao trânsito complicado daquele percurso.
Ao saber disso, certamente comemoraram as sorveteiras, os minimercados, açougues e padarias locais, que agora podem contar com muito mais disponibilidade do experiente refrigerista. “Essa freguesia já garante serviço para o ano inteiro”, anima-se Viana.
O mesmo se aplica aos seus alunos da Escola Viga, em Vicente de Carvalho (RJ), onde este mês ele está com três turmas.
Empresas do setor, por sua vez, deverão tê-lo mais disponível ainda para firmar parcerias como as hoje mantidas entre o especialista e as fabricantes Coel (controles), Pescan (graxas) e Harris (soldas).
Live de Vendas
A mesma internet, por meio da qual Viana espera obter boa parte de suas vendas de ferramentas daqui para frente, ele continua valorizando no aspecto educativo, por meio de suas famosas dicas em vídeos.
Não pensem, porém, que este colega multifacetado já chegou onde queria. Ele não esconde sua intenção de investir nas lives de vendas, que pegaram com força em vários segmentos, mas ainda não chegaram ao HVAC-R.
Afinal, se tem alguém com todo o direito de considerar a internet um alavancador de negócios essa pessoa é ele. “Reciprocidade é a chave das mídias sociais”, ensina Ricardo Vieira.
Não por acaso, ele recebeu em São Paulo, no mês passado, o Troféu Oswaldo Moreira na categoria Refrigerista Instalador Influenciador, distinção outorgada aos destaques que o próprio HVAC-R elege, claro, pela internet, que hoje tanto tem a ver com o sucesso deste guerreiro.