Em prol da conscientização sobre a prevenção contra o câncer de mama, cada vez mais empresas do setor têm embarcado na onda do Outubro Rosa, campanha mundial que visa mobilizar governos, empresas, entidades e todos os setores da sociedade civil.
Nesta sexta-feira (28), foi a vez da Frigga Refrigeração, loja paulistana especializada em fluidos refrigerantes, tubos de cobre, compressores, unidades condensadoras, isolamentos, conexões e ferramentas, vestir, literalmente, a camisa da causa.
O propósito da iniciativa, segundo os empresários Paulo Neulaender e Silvana Cintra, é conscientizar clientes, funcionários e seus familiares sobre a importância dos exames preventivos regulares entre a população feminina.
“Como símbolo da nossa adesão à campanha, todos nós trajamos hoje a camiseta rosa durante o expediente, a fim de mostrar nosso engajamento nessa questão de saúde pública tão relevante para todos nós”, salientaram.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), além de ser causa de maior mortalidade entre as mulheres, o câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo, perdendo apenas para o câncer de pele.
- Elas no AVAC-R promove ação contra o câncer de mama
- Vendas da área de refrigerantes da Chemours batem recorde
- Brasil ratifica acordo para reduzir emissões de HFCs
A doença é a primeira causa de morte por câncer na população feminina em todas as regiões do Brasil, exceto na região Norte, onde o câncer do colo do útero ocupa a posição.
Se for descoberto logo no início, um em cada três casos de câncer de mama pode ser curado. Medo e desinformação são apontados pelo Inca como os principais fatores que atrasam o diagnóstico precoce e o tratamento.
Segundo o órgão, o sintoma mais comum é o aparecimento de nódulo, geralmente indolor, duro e irregular. Mas há tumores de consistência branda, globosos e bem definidos que podem também ser malignos.