
À medida que a indústria automobilística continua a evoluir, o mercado de autopeças enfrenta uma série de transformações significativas.
Impulsionadas pela inovação tecnológica, preocupações ambientais e a constante demanda por maior eficiência operacional, as lojas do ramo estão na linha de frente de uma rápida mudança.
Nesse cenário, uma das empresas que têm mais destacado no segmento é a capixaba MP Componentes.
Sob a liderança do empresário de Perecles Otoni Guedes Neto, a pequena companhia familiar de Serra, na região metropolitana de Vitória, se especializou em sistemas de refrigeração e ar condicionado para uma ampla gama de veículos, como automóveis, caminhões frigoríficos, ônibus e tratores.
Isso se reflete em diversas iniciativas para ganhar força e competividade, incluindo a recente inauguração da MP Express, a primeira loja autônoma do setor no Brasil, localizada em Linhares, a 120 quilômetros da capital do Espírito Santo.
O empreendimento, enfim, é um testemunho do ímpeto inovador do seu fundador, que tem sido o motor por trás do avanço contínuo da empresa.
- Especialistas em ar automotivo aprimoram habilidades no ES
- Abrava aconselha vigilância na seleção de substitutos do R-141b
- Adoção de novos fluidos refrigerantes exige capacitação
“Sempre acreditei na necessidade de nos reinventarmos. Nossa filial é uma materialização dessa crença e do nosso compromisso em trazer conveniência e tecnologia de ponta para nossos clientes”, afirma Guedes Neto, ressaltando que “a nossa missão é continuar a fazer história no setor”.
Segundo o empreendedor, o alcance da MP Componentes vai além das fronteiras físicas. Por meio do seu e-commerce robusto e bem-estruturado, a empresa atende clientes em todo o território brasileiro, reforçando sua presença no mercado e a importância do setor de ar automotivo no País.
“A climatização não é apenas uma questão de conforto, mas sim de segurança e eficiência operacional”, comenta.
“Em um país tropical como o nosso, garantir a manutenção adequada dos sistemas de refrigeração é crucial para a integridade de alimentos, saúde dos motoristas e passageiros e o desempenho geral dos veículos.”


Tendências
Com a ratificação da Emenda de Kigali, o País terá de congelar o consumo do fluido refrigerante automotivo R-134a a partir de 2024, reduzir seu uso em 10% em 2029 e atingir redução de 85% até 2045.
“Essa legislação ambiental internacional sinaliza uma grande tendência para o setor”, diz o empresário.
“Nesse sentido, algumas inovações em destaque são o fluido refrigerante R-1234yf e os agentes de limpeza de potencial de aquecimento global [GWP, na sigla em inglês] ultrabaixo”, acrescenta.
Outra tendência em voga no setor são os veículos eletrificados. No Brasil, a presença dessa categoria de carro no mercado está perto de alcançar 5%. Enfim, as vendas de veículos elétricos e híbridos têm batido recordes sucessivos, e o mês de outubro não foi exceção.
De acordo com a ABVE, 9.537 veículos eletrificados leves foram vendidos no mês passado, representando um aumento de 114% em relação ao ano anterior e um crescimento de 13% em comparação a setembro.
Até agora, no acumulado do ano, foram emplacados 67.047 veículos do gênero, o que significa um aumento de 73% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Com isso, o total de carros elétricos, híbridos e híbridos plug-in em circulação no Brasil está próximo de 200 mil unidades.
“Essas estatísticas evidenciam a tendência inalterável da eletromobilidade no Brasil. Contudo, é crucial melhorar o cenário regulatório e fiscal em todas as esferas governamentais para intensificar a confiança tanto dos consumidores quanto dos investidores”, avalia o comerciante.


Qualificação em foco
A MP Componentes também está apostando forte na qualificação profissional dos reparadores automotivos.
Em março, a empresa promoveu em Vitória curso intensivo de para profissionais do segmento, evento que reuniu 25 participantes.
Em outubro, a empresa realizou outro treinamento de gênero em Linhares, reunindo 30 mecânicos de diversas regiões do estado.
Os treinamentos tiveram com foco conceitos teóricos e práticos, simulações e demonstrações de equipamentos, com o objetivo de contribuir para a segurança, sustentabilidade e inovação no segmento, possibilitando de aplicação imediata dos conhecimentos adquiridos em campo.
Segundo Guedes Neto, a empresa pretende promover no mínimo três treinamentos por ano no estado em parceria engenheiro Sérgio Eugênio da Silva, da escola profissionalizante paulistana Super Ar, além de fabricantes de componentes automotivos.
A grande expectativa da loja é de continuar ajudando a reduzir a carência de profissionais qualificados na região.
“Nossa meta vai além de vender autopeças de refrigeração e ar condicionado. Queremos impulsionar o mercado pela base, elevando o padrão de serviços por meio de qualificação profissional e práticas sustentáveis”, arremata.