Além de 60 evaporadoras de ar-condicionado, cuidadosamente dispostas em meio a criações de renomados arquitetos em 45 diferentes ambientes, a LG tem um espaço exclusivo nesta CASACOR.
Mas quem é do HVAC-R acaba enxergando rapidamente outro ponto relevante na mostra, que vai até 28 de julho no Conjunto Nacional, em São Paulo.
Todos os condicionadores ali expostos pela empresa funcionam com fluidos refrigerantes A2L, que, ao contrário dos HCFCs, preservam a camada de ozônio e pouco influem no aquecimento global.
Seguem assim as diretrizes do Acordo de Kigali, cuja intenção é reduzir drasticamente, até 2030, o uso mundial de fluidos como o R-22.
Chama igualmente a atenção, inclusive do público em geral, a quantidade de tecnologia embarcada nos atuais lançamentos da área, assim como naqueles ainda a caminho do nosso mercado.
Enquadra-se nesse segundo rol o Artcool Gallery, com tela de Led para exibir imagens e fotos. Compatível com o LG ThinQ, aplicativo para controle de todas as funções via smartphone, ele também espelha o celular na tela.
- Mercado Municipal de Santos vai ganhar moderno sistema VRF
- Chemours novamente premiada pela Honda Automóveis por excelência em qualidade
- Pesquisa revela práticas das empresas de serviços bem-sucedidas no HVAC-R
Lançado na Europa e na Ásia, com 9.000 e 12.000 BTU/h, o equipamento igualmente inova na difusão do ar, pois o fluxo escoa pelas laterais e pela parte inferior do aparelho, ao invés de incidir diretamente sobre as pessoas.
Até mesmo desligado, o Gallery é diferente. ”O sistema IA Dry retira do seu interior eventuais resíduos contaminantes e umidade”, explica o gerente de Produto – Ar Condicionado Residencial da LG, Leonardo Fogaça.
Pronta entrega
Os mais ansiosos em deixar a casa em dia desde já, ou surpreender seu cliente com opções inovadoras para a climatização residencial também devem sair satisfeitos da CASACOR SP 2024.
Parceira tecnológica do evento há sete edições consecutivas, a LG incluiu em seu acervo lançamentos já disponíveis no Brasil.
Dentre eles, o Artcool Só Frio Voice, apresentado ao mercado no final de abril, nas versões de 12, 18 e 24 mil BTU/h.
Trata-se da 3ª geração do modelo que, oito anos atrás, revolucionou o design e a cor dos mini-splits vendidos no país. Desta vez, a novidade maior é a ausência da função quente.
”Queremos atender o mercado nordestino e outras regiões, nesses tempos de temperaturas altas”, justifica Fogaça, acrescentando que o ”Só Frio” custa cerca de 10% menos nas revendas.
Mas o modelo quente e frio, ainda bastante procurado em cidades como São Paulo, onde há grande amplitude térmica em curtos períodos, permanece no mercado.
Soluções flexíveis
Na ”Casa Ne’é LG”, espaço exclusivo da marca no evento, e cujo nome em tupi-guarani significa alma, não faltam outros exemplos de soluções flexíveis.
Desenvolvidos pelo arquiteto Nildo José, seus 377 m² exibem em vários ambientes aparelhos, inclusive da modalidade cassete, que é comumente encontrada em escritórios e lojas.
”Este novo modelo, em uma via, é para projetos residenciais onde mini-splits não dariam conta e um cassete de duas vias não caberia”, explica a gerente de Produto – Ar Condicionado Comercial, Graziela Yang.
Com 24.000 BTU/h, esse incremento no portfólio da LG tem 13,2 cm de altura, ao invés dos 20,0 cm que o cassete de 2 vias ocupa no interior do forro, acrescentando ainda como vantagem manter as paredes livres.
Tamanho também tem feito a diferença quando é preciso instalar em um apartamento máquinas de grande potência, pois, pela legislação paulistana, as condensadoras não podem exceder 1,20 m de altura.
”Nossa solução para isso foi equipar a condensadora que conecta até 72 mil BTU/h com um ventilador de 83,0 cm, trazendo como ganho extra uma estética mais elegante”, afirma Graziela.
Tal abundância de opções a gerente vincula ao próprio slogan Life’s Good. ”A essência desse propósito é a busca permanente da melhor qualidade de vida dos usuários, e todos na LG estamos comprometidos com isso”, conclui.