A partir do dia 11 de setembro, os refrigeristas vão ter uma nova ferramenta para se conectarem entre si. Trata-se do aplicativo Refriplay, uma rede social de relacionamento profissional que chega ao mercado em sua versão 1.0, propiciando, nesta fase, o compartilhamento de ideias e cases do HVAC-R.
Desenvolvida pela startup brasileira Refriplay Marketing Digital, de Guarulhos (SP), a plataforma também abrirá espaço para que patrocinadores divulguem produtos, serviços e conteúdos ligados ao segmento. Em uma próxima etapa de desenvolvimento, será possível a inserção de anúncios de emprego.
“O aplicativo será desenvolvido em diferentes etapas, aumentando a gama de serviços e funções aos usuários”, diz o administrador de empresas Rafael Macari Braga, sócio-diretor da empresa que conta com outros três sócios-diretores – Carlos Alberto Pizzotti, Ricardo Del Tadesco e Luiz Fernando Gaivota.
“Em breve será implementado um sistema de orçamento, manuais, cursos preparatórios e muito mais”, promete.
Segundo Braga, neste primeiro momento, o Refriplay terá foco nos profissionais do mercado de refrigeração, e mais adiante irá analisar a demanda de clientes finais para esse tipo de solução. O aplicativo dividirá o feed por estado, segmentando os usuários de acordo com região de atuação dos profissionais cadastrados.
Além do Brasil, o app será lançado simultaneamente em mais dez países – África do Sul, Argentina, Bolívia, Chile, Chipre, Colômbia, Espanha, Paraguai, Uruguai e Venezuela.
“O aplicativo possui características de profissionalização. Nosso propósito é democratizar o conhecimento do mercado de refrigeração e colocar à disposição informação técnica aos profissionais”, informa.
“Agora, nossos esforços se concentrarão no app para smartphones, considerando a melhor adesão dos usuários. Mas temos a intenção de ampliar a utilização do sistema para desktop no médio prazo”, explica o executivo.
O Refriplay poderá ser baixado para os sistemas Android e iOS, e deverá consumir algo em torno de 12 MB de espaço e poucos dados de rede 3G, segundo o desenvolvedor.