
A Klimatix, divisão de ar condicionado do grupo Mecalor, está revolucionando o mercado brasileiro de chillers com uma nova geração de equipamentos com o fluido refrigerante de baixo potencial de aquecimento global (GWP, na sigla em inglês) Opteon XL41 (R-454B), uma mistura à base da hidrofluorolefina (HFO) fornecida pela Chemours.
Essa inovação, lançada em junho, representa um avanço significativo na busca por soluções baixo carbono e mais eficientes em termos energéticos para o segmento de climatização no Brasil.
Segundo a companhia, a nova linha de chillers, chamada VLC, é uma resposta direta às regulamentações ambientais do setor, uma vez que seu GWP é 78% menor que o do hidrofluorcarbono (HFC) R-410A, de acordo com o Quinto Relatório de Avaliação (AR5) do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC).
O fabricante ressalta que os chillers da linha VLC são versáteis, atendendo a aplicações de menor capacidade, com unidades que variam de 15 a 18 toneladas de refrigeração (TRs).
No entanto, sua modularidade permite a interligação de até 14 máquinas, o que possibilita atingir uma capacidade total de até 250 TRs.
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Essa característica permite a otimização da capacidade de resfriamento de acordo com a demanda térmica, resultando em máxima eficiência energética.
Além disso, as máquinas da linha VLC são equipadas com automação do sistema de água gelada, bombas e sensores de fluxo integrados, garantindo uma operação confiável em todos os momentos, o que reduz significativamente os custos operacionais e prolonga sua vida útil.
“A entrega desses aparelhos é feita em até 45 dias. Isso demonstra o compromisso da Klimatix em atender às demandas dos clientes de forma ágil e eficaz”, afirma o gerente comercial da indústria paulista, George Szegö.
“Essa parceria entre a Klimatix e a Chemours marca um importante passo em direção a um mercado de refrigeração mais sustentável e eficiente, destacando o papel fundamental da agenda ESG [ambiental, social e de governança] no setor”, reforça o especialista de serviços técnicos e desenvolvimento de mercado da multinacional americana no Brasil, Lucas Fugita.