Futurologia à parte, certo mesmo é que mais uma marca acaba de anunciar condicionadores de ar capazes de aprender como os ocupantes de cada ambiente preferem o clima interior em diferentes momentos e circunstâncias.
Menos de um mês depois, a Marcopolo surge com um sistema para tornar uniforme a climatização dos ônibus de viagem, cuja produção de carrocerias é sua especialidade.
Segundo a empresa, o DutoSmart o controla e distribui por igual o ar frio ao longo do veículo, prometendo com isso acabar com as incômodas diferenças de temperatura entre uma poltrona e outra, dependendo de sua localização dentro do carro.
O ponto em comum entre todos esses acontecimentos chama-se Inteligência Artificial, já considerada por alguns um marco semelhante à chegada do inverter, cujas placas eletrônicas deram, anos atrás, uma bela mexida na vida de instaladores e técnicos de ar-condicionado.
Integradas a aplicativos que transformam qualquer smartphone em controle remoto, as máquinas da nova geração estendem o uso da IA a demais eletrodomésticos, conforme explicam pesos-pesados do mercado que já estão surfando nessa onda.
- Freezer, ventilador e ar-condicionado são destaques em reação do comércio eletrônico
- Sorvetes, bom momento para aprender a trabalhar com eles
- Ar-condicionado que aprende hábitos do usuário chega ao País
Aplicativos
Além do alto grau de Inteligência Artificial embarcada, os novos facilitadores do dia a dia doméstico têm ainda em comum o compartilhamento de aplicativos, tornando ilimitada a mobilidade no comando a distância.
Compatíveis com ferramentas de voz como Google Assistente e Alexa, esses dispositivos prometem conveniência e fácil integração com outros produtos inteligentes, desde que sejam da mesma marca.
Os aplicativos para isso as indústrias mantêm disponíveis nos seus respectivos sites, tanto para os sistemas operacionais Android e iOS, bastando baixar gratuitamente a versão desejada.
Feito isso, é só configurar o aparelho para ter, literalmente, o controle o tempo todo nas mãos e até mesmo dividi-lo com a própria IA, já que ela realmente aprende rápido as preferências do usuário.
Ao refrigerista, por sua vez, parece óbvio que manter-se por dentro dessa nova tendência é a única forma de acompanhar a velocidade de tanta inovação, cujo impacto deve chegar em breve ao competitivo segmento da prestação de serviços por ele oferecida.