Quem visitou a 21ª Feira Internacional de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação, Aquecimento, Tratamento do Ar e da Água (Febrava), realizada na semana passada em São Paulo, pôde conhecer em primeira mão os benefícios da renovação do ar interno com o insuflador Splitvent.
O produto é o primeiro do mercado projetado exclusivamente para atender aos requisitos da Lei 13.589/2018, que trata do Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC) de sistemas de ar condicionado.
Fabricado pela catarinense Sicflux, o equipamento é de fácil instalação, sendo necessária apenas a realização de um furo de aproximadamente 100 milímetros de diâmetro na parede e fiação do próprio ar-condicionado ou fiação independente.
Segundo o fabricante, o Splitvent também pode ser instalado no teto, com uma rede de tubo para captação de ar externo, desde que sejam usados reforços de linha da mesma marca.
- Chemours lança substituto do R-141b na Febrava
- Encontro nacional destaca presença feminina no mercado de refrigeração
- Conforlab apresenta soluções para qualidade do ar interno na Febrava
Os dois modelos lançados pela empresa na principal mostra latino-americana da indústria de climatização e refrigeração possuem vazão de 93 m3/h (com filtro G4) e 54 m3/h (com filtro G4 e M5).
Eles são indicados para pequenos ambientes – com quatro pessoas, no máximo – climatizados com splits, locais onde é difícil atender à norma NBR 16401 sem investir alto numa infraestrutura de dutos.
“O Splitvent assegura melhor qualidade do ar em ambientes fechados e auxilia no combate a doenças respiratórias”, ressalta o diretor comercial da Sicflux, Marcelo Munhoz.
“Com o ar mais oxigenado, as pessoas se cansam menos e, consequentemente, a produtividade delas não é afetada pela baixa qualidade do ar”, acrescenta.