Refrigeristas e imprensa especializada em AVAC-R conheceram em detalhes, em 1º de setembro, um novo marco no relacionamento da Philco com os profissionais responsáveis por instalar os splits hi-wall, piso-teto e cassete de sua fabricação.
No mesmo dia, o portal cursos.philco.com.br passou a publicar as regras e a ficha de cadastramento para os interessados em participar de um programa de capacitação multifacetado, que envolve treinamento, contato com especialistas do setor e a vinculação desses profissionais ao prestígio de uma marca das mais respeitadas no País.
Afinal, com 136 anos de atuação internacional, presente no Brasil desde 1934, a Philco ocupa 480 mil m² no País, onde atuam nove mil colaboradores, envolvidos numa produção diária de cem mil unidades, pertencentes a uma extensa lista de itens fabricados nas unidades de Curitiba, Joinville e Manaus.
De acordo com o diretor comercial de linha branca, Emerson Wojcik, a projeção é de que as vendas da empresa também sigam crescendo.
“Temos visto que a procura desses produtos está entre 25% e 35% maior. Devido ao fenômeno El Niño, o mercado tende a crescer perto de 30% neste ano. Estamos trabalhando para levar ao cliente diversas opções, sempre com a qualidade da Philco, para que ele possa escolher o modelo ideal”, comentou.
Como funciona
À medida que as atividades do novo programa se desenvolverem, serão atingidos pelos participantes os níveis Bronze, Prata, Ouro e Diamante, jornada ao longo da qual aumentarão, proporcionalmente, as vantagens obtidas, culminando com a recomendação no site da marca dos profissionais mais bem pontuados para instalar condicionadores Philco em suas respectivas regiões.
Os benefícios nessa trajetória incluem ainda acesso a notícias, vídeos de marketing e materiais técnicos, participação em ações promocionais exclusivas, certificado de conclusão, acesso a suporte técnico via WhatsApp, certificado de “Instalador Homologado Philco” e garantia de um ano para cada instalação realizada.
Além disso, a partir do nível Prata, o profissional passa a receber cupons de desconto entre 5% e 15%, tanto para seu uso próprio, como para oferecer aos clientes preferenciais, com validade na compra de qualquer produto no site da Philco.
Segundo a gerente de marketing da empresa, Emanuelle Henche, foram dois anos de estudos até o lançamento do programa, e a projeção inicial é que, até o final do ano, pelo menos 150 refrigeristas estejam formados. “Nosso objetivo é obter a máxima qualidade possível, em detrimento do aspecto quantidade”, explicou a executiva.
Contudo, ela lembrou que a evolução desses números vai depender da disponibilidade de tempo dos participantes para se dedicar aos quatro módulos de 30 minutos estabelecidos para cada etapa do programa, que será realizado quase totalmente de forma remota.
Bom momento
O pano de fundo para o anúncio do novo Programa de Capacitação da Philco foi a apresentação de uma série de indicadores relacionados não só à marca, mas ao próprio setor de ar condicionado em tempos de El Niño e as altas temperaturas provocadas pelo fenômeno climático.
A exemplo da busca natural de alívio para tanto calor, a Philco espera o fortalecimento de tendências com a preocupação do consumidor com os quesitos eficiência energética, baixo nível de ruído e conexão cada vez maior do ar-condicionado com o smartphone.
Em sintonia com exigências assim, a empresa prevê para ainda para este ano a chegada ao mercado de novos equipamentos abastecidos com o hidrofluorcarbono (HFC) puro R-32, em função da sua maior eficiência e do seu menor impacto para o clima.
Segundo o instrutor de treinamento técnico da companhia, Luiz Guesser, esse fluido refrigerante resfria 40% mais rápido, com um consumo de energia até 70% menor, requerendo uma carga 30% inferior, em comparação com o R-410A.
Com relação aos modelos atuais, destacaram-se no evento a família PAC, nas capacidades de 9.000, 12.000, 18.000, 24.000 e 30.000 BTU/h, todos com as propriedades de resfriar, desumidificar, ventilar e aquecer os mais diversos ambientes.
Também são comuns à série as serpentinas em cobre; condensadoras retangulares com descarga lateral (side dischager) ou verticais com descarga superior (top discharger).
Da mesma forma, Guesser destacou características como um botão de emergência, para acionamento dos splits quando o controle remoto “some” ou fica sem bateria; autolimpeza, para evitar mofo e odores; e o revestimento acústico no interior das condensadoras, a fim de reduzir o ruído externo das máquinas.
Por fim, toda a linha possui opção on/off, para os consumidores que não fazem questão de um modelo Inverter em casa. “É o caso de quem utiliza pouco o aparelho e, por isso, acaba tendo economia mais expressiva no momento da aquisição, do que propriamente na conta de luz com o passar do tempo”, concluiu o profissional.