Com 60 minutos de duração cada uma, as apresentações – realizadas às 14h00 e às 15h00 pelo especialista de serviços técnicos e desenvolvimento de mercado da empresa no Brasil, Lucas Fugita – vão abordar, respectivamente: “Sustentabilidade com fluidos refrigerantes HFOs” e “Soluções com HFOs em sistemas de refrigeração comercial”.
”É sempre uma grande satisfação vir a encontros como esse, a exemplo das semanas tecnológicas do SENAI, assim como dos seminários de refrigeração comercial e industrial da Abrava”, dos quais a Chemours também costuma participar”, afirma o profissional.
O ponto em comum entre acontecimentos assim, segundo ele, é a escolha dos principais assuntos em voga na área, debatidos em conjunto por personalidades do mundo acadêmico, empresas e instituições de grande expressão na área.
No caso do evento de Uberlândia, que começou na última segunda e se encerra na próxima sexta-feira, Lucas dá como exemplos disso o fato de estarem, lado a lado, nomes como Copeland, Carel, Daikin, Sicflux, Conforlab, PNQAI, bem como professores das universidades Unicamp, UFSC, Poli USP, UnB, EESC-USP, ITA, UFMG, além da anfitriã UFU.
Com relação ao conteúdo que apresenta logo mais, Fugita destaca de que forma a indústria pode atingir a descarbonização ao utilizar fluidos refrigerantes em sistemas de refrigeração com o emprego, por exemplo, dos fluidos refrigerantes da família Opteon, de menor GWP.
Já na palestra sobre sustentabilidade, o foco recairá sobre pontos como ESG, contabilização de emissões em sistemas de AVAC-R, e fluidos refrigerantes HFOs, tanto para retrofit quanto sistemas novos.
Ao falar sobre a aplicação de HFOs em sistemas de refrigeração comercial, Fugita terá como foco o retrofit de sistemas já em operação para Opteon XP40 (R-449A), e projeto de sistemas novos com Opteon XL20 (R-454C) e Opteon XL40 (R-454A), mirando principalmente em aplicações como supermercados e centros de distribuição.
“Enfim, esperamos sair daqui com a convicção de ter contribuído, da melhor forma possível, com a academia, indústria e usuários finais, fornecendo informações acerca das novas tecnologias envolvendo fluidos refrigerantes que já estão disponíveis no Brasil, e permitem conciliar sustentabilidade e segurança nas operações.