Pela primeira vez na América Latina, a indústria brasileira promove um encontro focado na atuação feminina no setor de aquecimento, ventilação, ar condicionado e refrigeração (HVAC-R), mercado no qual os homens ainda constituem a maioria absoluta da força de trabalho.
O evento, intitulado “Agora é que são elas”, será realizado em 5 de dezembro, das 18h30 às 21h30, na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), na capital paulista.
Dividido em dois painéis, o encontro entre profissionais, empresários e especialistas da área discutirá a relevância da participação feminina na indústria do frio e aspectos relacionados à qualificação profissional.
- Educação abre novos horizontes para refrigeristas
- Mulheres alçam novos voos no HVAC-R
- Mulheres empoderadas fomentam desenvolvimento do HVAC-R
Na ocasião, o Sindicato da Indústria de Refrigeração, Aquecimento e Tratamento do Ar no Estado de São Paulo (Sindratar-SP) e o capítulo brasileiro da Associação Americana de Engenheiros de Aquecimento, Refrigeração e Ar Condicionado (Ashrae Brasil) também vão homenagear 15 mulheres que trabalham no setor.
Segundo o presidente do Sindratar-SP, Carlos Trombini, o evento já estava nos planos do sindicato havia algum tempo, mas a ideia amadureceu depois da recente visita da técnica Carmosinda Santos à entidade.
“A participação de homens e mulheres é extremamente importante para os avanços econômico e tecnológico do HVAC-R”, salienta o engenheiro.
Para o presidente da Ashrae Brasil, Bruno Martinez, o evento é um marco importante para a indústria e reflete um pedido da sociedade em geral: a valorização e a inclusão feminina em setores historicamente masculinos. “O HVAC-R precisa de mais mulheres”, afirma.
As inscrições para participar do encontro são gratuitas e devem ser feitas neste link.