O tamanho global do mercado de sistemas de aquecimento, ventilação e ar condicionado (HVAC, em inglês) deve atingir US$ 183,8 bilhões em 2025, aponta um novo relatório da Grand View Research.
De acordo com a empresa de pesquisa, essa indústria vai se expandir a uma taxa composta de crescimento anual (CAGR) de 5,7% nos próximos anos.
Segundo a análise, a expansão do setor comercial e a rápida urbanização em todo o mundo estão impulsionando a demanda por equipamentos de climatização.
- Ashrae e Confea querem mais mulheres na indústria de climatização
- Emissões de clorofórmio ameaçam recuperação da camada de ozônio
- Ashrae investe em prédio autossuficiente em energia
“Além disso, programas de incentivos e descontos oferecidos por vários governos para promover o uso de sistemas energeticamente eficientes são esperados para impulsionar o crescimento desse mercado”, revela o relatório.
Os sistemas de ar condicionado também estão sendo integrados a diversas tecnologias de última geração, como sensores conectados à internet (IoT), sistemas de controle remoto e unidades de climatização híbridas, para fornecer o máximo conforto com consumo de energia reduzido.
“Isso também deve favorecer a expansão do mercado global durante o período de previsão”, prevê a análise.
Por outro lado, altos custos de instalação e manutenção, juntamente com a complexidade do retrofit das instalações existentes, podem impedir o crescimento do mercado.
No entanto, muitos fabricantes proeminentes estão investindo na área de pesquisa e desenvolvimento (P&D) para desenvolver unidades eficientes em termos de custo e energia, o que poderá alimentar sua demanda.
“Por exemplo, uma empresa sediada na Califórnia desenvolveu um sistema de termoacumulação que reduz o consumo de energia congelando uma quantidade significativa de água durante a noite para utilizar o gelo no ar-condicionado durante o dia”, cita o relatório.
Vários complexos residenciais e empresas estão substituindo sistemas antigos de climatização por novas unidades energeticamente eficientes para obter melhor desempenho, economia de energia e redução de custos.
Além disso, a modernização e a construção de edifícios residenciais, comerciais ou industriais exigem a instalação de sistemas de climatização.
“Espera-se que esses fatores impulsionem o desenvolvimento do mercado ao longo do período de previsão”, informa o estudo, salientando que alguns dos principais nomes desse segmento são LG Electronics, Carrier, Samsung, Johnson Controls e Daikin.