O fabricante italiano de chillers GI Industrial Holding incluiu o fluido refrigerante atóxico e levemente inflamável (A2L) Opteon XL41 (R-454B) em seu portfólio de sistemas com compressores de parafuso. O anúncio segue a adoção do Opteon XL55 (R-452B) no início deste ano.
Desenvolvidas pela Chemours para uso em novos equipamentos, essas duas misturas à base de hidrofluorolefina (HFO) têm potencial de aquecimento global (GWP, na sigla em inglês) bem menor que o do hidrofluorcarbono (HFC) R-410A, segundo dados do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC).
De acordo com a indústria química norte-americana, ambas também oferecem, em comparação ao R-410A, capacidade de refrigeração semelhante e eficiência energética aprimorada, além de temperatura de descarga do compressor correspondente à do R-410A.
- Gree amplia linha de VRFs fotovoltaicos no Brasil
- Crise climática é mais grave do que pensamos, alertam cientistas
- Fabricante de chillers inclui R-452B em seu portfólio
Fundada em 2000, a GI Holding fabrica uma ampla gama de equipamentos das marcas Clint, KTK Klimatechnik, Montair e Novair, incluindo resfriadores de líquido, unidades de tratamento de ar, ventiloconvectores, unidades rooftop e dispositivos de controle.
O gerente de marketing de produto do fabricante europeu, Enrico Pin, ressalta que o catálogo da empresa foi o primeiro do setor a contar com uma gama completa de unidades de ar condicionado e chillers de alta eficiência com o refrigerante mais sustentável Opteon XL55 no lugar do R-410A em seus compressores scroll.
“Recentemente, também homologamos o Opteon XL41 e lançamos equipamentos compatíveis que trazem uma solução de longo prazo para o mercado de chillers”, diz.
O Opteon XL41 é uma mistura de R-32 (68,9%) e R-1234yf (31,1%) com um GWP de 466; já o Opteon XL55 é mistura de R-32 (67%), R-1234yf (26%) e R-125 (7%) com um GWP de 676.
Com base em seus GWPs, o R-454B oferece uma solução de longo prazo para substituir o R-410A, mas o R-452B proporciona desempenho geral similar ao do R-410A, o que resulta em menor custo de redesenho de sistemas.
“Juntamente com seu GWP 65% menor, desempenho semelhante ou melhor em relação ao R-410A, conformidade com ecodesign e compatibilidade com toda nossa gama de produtos, o uso do XL55 combina os elementos-chave da filosofia das marcas Clint e KTK: respeito ao meio ambiente, eficiência e versatilidade”, informa Pin.
Segundo o comunicado distribuído à imprensa, a seleção dos refrigerantes da linha Opteon XL pela GI Industrial foi realizada em estreita colaboração com a Chemours e o distribuidor italiano Rivoira Refrigerant Gases.
“A substituição de gases com alto GWP por soluções mais sustentáveis pode ser uma jornada desafiadora para os clientes. Por isso, acreditamos que a cooperação entre empresas altamente profissionais como a Chemours, a GI Industrial e a Rivoira pode garantir o sucesso nessa transição”, avalia Alessandro Paschero, gerente de negócios da Rivoira.
“Estamos convencidos de que soluções levemente inflamáveis, como o Opteon XL41 e o XL55, serão amplamente utilizadas em aplicações de ar condicionado no futuro e, portanto, investimos em uma nova estação de envase com capacidade para armazenar até 200 toneladas de refrigerantes A2L”, revela.