
Danfoss e Microsoft, nomes mundialmente respeitados em equipamentos para HVAC-R e soluções de informática, respectivamente, anunciam nova fase de sua parceria, agora enfatizando o emprego de processamento em nuvem e IA – Inteligência Artificial no varejo de alimentos.
Os dois pesos-pesados desenvolvem trabalhos conjuntos desde 2019, visando levar a supermercados recursos de ponta para que economizem energia e reduzam o desperdício de produtos perecíveis, e tudo indica que tudo isso está entrando no modo turbo, com a inclusão de IA.
O Danfoss Alsense® é uma das novidades deste momento, trazendo como destaque uma diminuição de até 15% na conta de luz dos supermercados em decorrência da refrigeração e, mesmo assim, com perdas 30% menores de produtos em função de falhas nesses sistemas.

Baseada em nuvem e impulsionada por IA, a solução monitora nas 24 horas, nos sete dias da semana, todo o funcionamento dos expositores e câmaras frigoríficas da loja, minimizando com isso paradas inesperadas e otimizando o desempenho de todo o frio alimentar.
- O papel ambiental da economia circular no setor de fluidos refrigerantes
- Midea Carrier muda nome e posicionamento das lojas Totaline
- HFCs já banidos chegam disfarçados ao mercado europeu
Tais resultados ocorrem porque o Danfoss Alsense® detecta o mínimo sinal de problema e permite ações corretivas antes que o mau funcionamento de algum componente se agrave, levando até mesmo a quebras.

Sustentabilidade
De acordo com Natalie Schnippering, vice-presidente de Serviços Digitais da Danfoss Climate Solutions, o aprofundamento da parceria com a Microsoft é um passo importante e de grande significado.
“Estamos dando um passo importante para tornar as soluções sustentáveis mais acessíveis e impactantes para nossos clientes”, afirmou a executiva.

“Juntas, podemos acelerar a transição global para um futuro de baixo carbono”, afirmou ela, ao frisar a importância da IA como aceleradora do alcance de metas climáticas compartilhadas.
Matt Walsh, diretor de consultoria industrial da Microsoft, igualmente comemorou a ampliação da parceria. “Nossa colaboração com a Danfoss demonstra o poder transformador da IA para um futuro sustentável”, disse ele.
“Ao usar a inteligência artificial para otimizar sistemas de refrigeração, estamos ajudando os varejistas de alimentos a minimizar sua pegada ambiental”, concluiu.