Um dos moderadores do grupo Refrigeração, atualmente com mais de 43 mil membros no Facebook, Deivi Homem, de Viamão (RS), já colocou no ar o HVAC Tools, canal no YouTube que, em breve, começará a publicar conteúdo próprio abordando todos os aspectos do segmento de ferramentas utilizadas pelos profissionais que atuam na área.
O surgimento do canal enriquece ainda mais o processo de difusão do conhecimento entre refrigeristas, a exemplo do que já ocorre com Job Refrigeração (3.860 inscritos), produzido pelo instalador Job Ney Palmeira; Carlos Djones (8.960 inscritos); e LF Gaivota Climatização e Elétrica (58.330 inscritos), de Luiz Fernando Gaivota.
- Termostato ganha Prêmio Dinamarquês de Design
- Asbrav lança canal para tirar dúvidas sobre climatização
- Aplicativo ajuda comércio a economizar energia
“A ideia é levar conhecimento para o maior número possível de profissionais, receber sugestões, visitar lojas, fabricantes, importadores e distribuidores em todo o Brasil, divulgando as novidades, analisando em detalhes as ferramentas disponíveis e esclarecendo as dúvidas dos usuários”, explica Deivi.
O canal já recebeu o apoio de outros youtubers e empresas do segmento, como Full Gauge Controls, Indústrias ZL, Testo Brasil, Refrigeração Cata Vento, Frimann Refrigeração, Fieldpiece, Totaltec, Bitzer, Mastercool, entre outras.
Revolução digital
De acordo com o empreendedor sulista, a área de ferramentas vem passando por transformações profundas, em função da conectividade e dos recursos remotos que elas ganharam nos últimos anos. “As indústrias do segmento têm desenvolvido instrumentos com uma capacidade de diagnóstico cada vez maior”, exemplifica.
Uma pesquisa feita nos EUA revela que um dos itens mais desejados pelos refrigeristas são os instrumentos eletrônicos de análise. Com eles, os técnicos podem acessar arquivos com experiências anteriores para fazer o diagnóstico correto e corrigir eventuais falhas nos equipamentos de refrigeração e ar condicionado, formando uma base de dados com o histórico atualizado dessas manutenções.
Outra revolução vem dos aplicativos para computadores, tablets e smartphones. Consultor do app Refriplay, Deivi Homem lembra que, se bem escolhidos, estes softwares fazem muita diferença no dia a dia dos empresários e profissionais do setor.
Segundo ele, o aplicativo lançará, em 3 de agosto, mais uma funcionalidade. Trata-se do Refricode, um tipo de QR Code que funcionará a partir do conceito de rastreabilidade, em nuvem, para todo o HVAC-R nacional.
Os pequenos lojistas de insumos para o mercado do frio vão repassar esse QR Code gratuitamente aos instaladores cadastrados e, em contrapartida, poderão ter acesso a informações de compra de peças e insumos por seus clientes, ação que ajudará os empresários a traçar estratégias comerciais.
- App coloca à disposição planilha para compor PMOC
- Abrava tira dúvidas sobre Lei do PMOC
- Empreendedor gaúcho cria “Buscapé” dos instaladores
Autocolante, a etiqueta do QR Code poderá ser colada dentro ou fora dos equipamentos instalados em residências ou estabelecimentos comerciais, e ajudará a rastrear o “caminho percorrido” pela máquina (nova ou usada), as manutenções realizadas e as peças trocadas ou retificadas e em que período isso ocorreu. A partir de um painel administrativo, esse lojistas poderão gerar um número de série e receberão pelos Correios a quantidade desejada de etiquetas.
“Esta tecnologia ajudará, por exemplo, a montadora a ter acesso a dados do profissional que está instalando seus equipamentos e os serviços por ele realizados; a loja a saber o que está vendendo e em que quantidade; o técnico final a ter acesso à inteligência de mercado; e o cliente final, por meio de um relatório em PDF enviado por e-mail ou WhatsApp, a saber detalhes sobre o tipo de serviço realizado em seu equipamento”, afirma o empresário Rafael Macari, desenvolvedor do Refriplay.
Cada parte envolvida com o QR Code terá uma senha de acesso, por isso é importante que o instalador faça também um trabalho mais próximo ao cliente, explicando a importância de sempre chamá-lo para realizar as manutenções, periódicas ou não, com o intuito de não perder a rastreabilidade da máquina.
O Refricode iniciará a rastreabilidade com equipamentos de ar condicionado residenciais, chegando mais adiante aos produtos da linha branca e às máquinas industriais, cobrindo milhões de máquinas em todo o Brasil.