O Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), iniciou as obras de modernização e expansão do sistema de climatização de alguns de seus ambientes internos, que será composto por três novos chillers.
O objetivo do empreendimento, segundo a instituição de saúde pública de Florianópolis, é aumentar o conforto térmico de pacientes, trabalhadores, acompanhantes e visitantes.
Com um investimento de R$ 4,7 milhões provenientes do Ministério da Educação, as obras serão executadas em duas etapas: primeiro, a construção da casa de máquinas; depois, o fornecimento e a instalação dos equipamentos, que ocuparão uma área de 190 metros quadrados. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos no prazo de um ano.
- Obra-prima da engenharia tem ar-condicionado duplamente premiado
- Melhorar cadeia do frio é crucial para o clima e o combate à fome
- Armazém frigorífico investe em HFO e energia solar
Segundo os responsáveis pelo projeto, as novas máquinas aumentarão em três vezes a capacidade de refrigeração do hospital sem elevar o consumo de energia elétrica, em razão do altíssimo índice de eficiência energética especificado. Ademais, elas oferecerão maior estabilidade ao sistema de água gelada e vão reduzir a necessidade de manutenções não programadas, asseguram.
Na avaliação do gerente administrativo do hospital, Nélio Francisco Schmitt, a iniciativa é um “investimento indispensável para possibilitar a renovação do nosso sistema de climatização”.
“Agradeço a participação de todos que, de uma forma ou de outra, se envolveram nesse projeto, proporcionando avanços importantes na evolução da infraestrutura hospitalar”, acrescentou.
Com informações do HU-UFSC/Ebserh/MEC
Comments 1