A Kaltra agora está oferecendo em sua linha de chillers Easystream-M modelos condensados a água compatíveis com o fluido refrigerante de baixo impacto climático R-452B, uma mistura zeotrópica à base de hidrofluorolefina (HFO) desenvolvida para substituir o hidrofluorcarbono (HFC) R-410A.
Classificada como atóxica e levemente inflamável (A2L), a substância é comercializada pela Chemours sob a marca Opteon XL55. De acordo com o Quinto Relatório de Avaliação (AR5) do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), seu potencial de aquecimento global (GWP, em inglês) é de 676.
Segundo a indústria alemã de equipamentos de refrigeração e ar condicionado, o Opteon XL55 oferece um ótimo equilíbrio entre desempenho, segurança e compatibilidade para substituir o R-410A, superando outras alternativas.
- Carrier adota substituto do R-410A
- Vendas de HFO fortalecem expansão da Chemours
- Compressor experimental esboça futuro da indústria de climatização
“Os novos chillers com R-452B demonstraram eficiências similares ou de 2% a 5% maiores que as dos modelos com R-410A”, informa a Kaltra, ressaltando que essas máquinas são “capazes de operar com uma faixa mais ampla de temperaturas de evaporação”.
“O design modular do Easystream-M e o novo software de controle permitem o uso de vários chillers virtualmente como um único sistema, otimizando, dessa forma, a eficiência em cargas parciais”, acrescenta.