A Maersk fornecerá à Hapag-Lloyd, companhia de transporte marítimo sediada em Hamburgo, na Alemanha, mais 8,6 mil contêineres refrigerados da linha Star Cool Integrated.
Desde julho do ano passado, essas unidades frigoríficas saem de fábrica prontas para operar com o fluido refrigerante R-513A, substância à base de hidrofluorolefina (HFO) comercializada pela Chemours como Opteon XP10.
Desenvolvido para substituir o hidrofluorcarbono (HFC) R-134a em diversas aplicações, o Opteon XP10 é uma mistura não inflamável com um potencial de aquecimento global (GWP, em inglês) 56% menor que o do R-134a, de acordo com o Quinto Relatório de Avaliação do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (AR5-IPCC).
- Companhia de transporte marítimo adota Opteon XP10
- Thermo King Sul inclui Opteon XP44 em seu portfólio
- Senai da Bahia adota substituto do R-404A
Segundo a Maersk, os contêineres Star Cool fabricados antes de julho de 2017 também podem ser adaptados para operar com Opteon XP10, após modificações mínimas no sistema de refrigeração.
Este último contrato com a Hapag-Lloyd segue um pedido de mil unidades dessa linha feito no ano passado. O fabricante informa que já iniciou a produção da nova encomenda em suas instalações em Qingdao, na China.
“É reconfortante saber que temos a capacidade de converter totalmente grande parte de nossa frota de contêineres frigorificados para a utilização de um fluido refrigerante com um GWP menor [que o do R-134a], sem ter de fazer nenhuma modificação nos equipamentos ou comprometer seu desempenho”, ressalta Niklas Ohling, diretor sênior da Hapag-Lloyd.
A nova encomenda, cujo valor não foi revelado, faz parte de um investimento num total de 11,1 mil contêineres anunciado pela Hapag-Lloyd em agosto.
Segundo o comunicado distribuído à imprensa, as novas unidades frigoríficas serão integradas à frota atual de 91 mil contêineres refrigerados da empresa.