A cidade de Hamburgo vai adotar uma nova abordagem para o aquecimento urbano, transformando o que antes era visto como resíduo em um valioso recurso energético. Esse desenvolvimento envolve a instalação de quatro bombas de calor da York, fornecidas pela Johnson Controls, na estação de tratamento de esgoto de Dradenau.
Segundo o fabricante, o projeto inovador é uma das primeiras implementações de bombas de calor em grande escala na Alemanha. A expectativa é que elas forneçam calor para mais de 39 mil residências, integrando-se perfeitamente à rede de aquecimento da cidade.
A previsão é que as bombas de calor evitem aproximadamente 66 mil toneladas de emissões de CO2 anualmente quando entrarem em operação em 2025, desempenhando papel estratégico na descarbonização da economia europeia e cumprimento dos objetivos do Acordo de Paris.
As bombas de calor York Titan OM, que utilizam a hidrofluorolefina (HFO) R-1234ze(E) como refrigerante, vão recuperar calor das águas residuais tratadas que deixam a planta todos os dias. A energia térmica será então canalizada para o sistema central de aquecimento urbano da Hamburg Energie, parte da rede de aquecimento do Energiepark Hafen (Parque de Energia do Porto da cidade).
- Bosch vai investir mais de € 1 bilhão em bombas de calor
- Electrolux avança rumo a 100% de eletricidade renovável
- Europa estabelece meta de 60 milhões de bombas de calor instaladas até 2030
“A água residual é um recurso valioso que temos utilizado para a geração de energia amigável ao clima há algum tempo, e cujo potencial continuamos a explorar”, explicou Ingo Hannemann, diretor técnico da Hamburg Wasser.
Hamburgo tem planos ambiciosos para o fornecimento de calor no futuro, com o objetivo de depender de um sistema de energia modular. Nesse sistema, a maior parte do calor neutro para o clima será gerado a partir de processos industriais, reciclagem de resíduos e da estação de tratamento de águas residuais da Hamburg Wasser.
“As bombas de calor representam uma mudança significativa para um futuro de aquecimento urbano mais verde e sustentável”, disse Christian Heine, porta-voz da Hamburger Energiewerke. “Estamos entusiasmados com o potencial desse projeto para reduzir nossa pegada de carbono e fornecer calor de maneira eficiente para nossos cidadãos.”
A inovação não se limita a Hamburgo. A Johnson Controls fornece bombas de calor semelhantes para empresas de serviços públicos em toda a Europa, incluindo a EnBW Stuttgart, Stadtwerke Rosenheim e Vienna Energy.
Comments 1