Nem só de batalhas políticas, memes e notícias falsas vive o Facebook. Criada em 2004, a rede social do empresário norte-americano Mark Zuckerberg possui mais de dois bilhões de usuários ativos em todo mundo e é acessada por mais de 139 milhões de brasileiros todos os meses.
Nela, há muitos grupos sérios que reivindicam redução de impostos, apoiam ou condenam a descriminalização das drogas, discutem assuntos culturais ou até mesmo de natureza estritamente técnica, como o Refrigeristas do Brasil, que esta semana ultrapassou 50 mil inscritos.
“Este é um marco histórico para o mercado de refrigeração em nosso país”, avalia o professor Americo Martins Junior, da Thermo Cursos, instituição profissionalizante de São José do Rio Preto (SP).
Leia também
Abrava tira dúvidas sobre Lei do PMOC
Freon MO99, uma alternativa econômica para retrofit do R-22
Registro de instaladores no Crea entra de vez na pauta do setor
“Somos um fórum no qual os colegas da área geralmente tiram dúvidas sobre equipamentos, buscam informações comerciais e compartilham experiências que agregam conhecimento aos outros membros, principalmente para aqueles que moram em regiões onde não há escolas técnicas ou profissionalizantes”, conta o técnico paulista radicado no Ceará Luiz Cristiano Nogueira, um dos administradores da comunidade.
“O objetivo do grupo, enfim, é facilitar a vida dos técnicos. Por isso, somos hoje a maior comunidade de refrigeristas do Facebook. Temos profissionais de mais de 30 países entre nossos membros”, salienta Nogueira, ao lembrar que muitas amizades e parcerias comerciais também acabam nascendo lá.
O Refrigeristas do Brasil foi fundado em 2011 pelo cearense Frank Gomes, que à época estava começando na área e sentia necessidade de ter mais informações técnicas para atuar em campo.
Naquele tempo, seu nome de perfil era Chico Zé, apelido que vem Francisco José, seu verdadeiro nome. “Mas por ser nordestino, havia muito preconceito por conta desse apelido. Então, mudei para Frank Gomes”, revela.
Agora, ele espera fechar mais parcerias com grandes empresas e escolas conceituadas do ramo, a fim de incrementar o material técnico disponibilizado no grupo.
“Queremos continuar a crescer com qualidade, oferecendo um conteúdo excelente à turma da área”, ressalta Gomes.
Por essa razão, ele enaltece a parceria fechada recentemente com o professor Americo Martins Junior e agradece ao técnico Marco Antônio Correa, de São Roque (SP), “que tem sido minha inspiração como profissional e ser humano”.