O maior grupo de refrigeração do mundo em língua portuguesa acaba de ultrapassar a marca histórica de 10 mil membros. Sua origem remonta ao Orkut, mas quando o Facebook começou a crescer no Brasil, a migração dos participantes para a nova rede social foi incentivada.
“Quando o Orkut finalmente acabou, quase todos já tinham migrado. Naquela época, tínhamos aproximadamente quatro mil membros”, lembra o engenheiro mecânico paranaense Edson Girelli, um dos moderadores.
Segundo ele, o objetivo do grupo é promover a troca de informações técnicas e de oportunidades de negócios, além de discutir tendências de mercado.
-
Mulheres empoderadas desafiam estereótipos no HVAC-R
-
Maior grupo de refrigeristas do mundo ultrapassa 50 mil inscritos
-
Registro de instaladores no Crea entra de vez na pauta do setor
“Inevitavelmente, muitas amizades acabam se formando lá e rompendo os limites regionais de cada um. Na última Febrava, por exemplo, membros de todo Brasil se reuniram em São Paulo e se conheceram pessoalmente”, diz.
Num grupo tão grande, é comum haver problemas de ordem comportamental. Por isso, regras claras, como não anunciar e não ofender os outros membros, são adotadas pela comunidade on line.
“Isso deve ser vigiado diariamente, o que só é possível com a ajuda de outros profissionais da área espalhados pelo País”, salienta Girelli. Atualmente, o grupo Refrigeração também é moderado por Décio Januzzi (MG), Deivi Homem (RS), Glauko Lameira (PA), Jean Ader (PR), Marcio Morais (GO), Rafael Prediger (RS), Ribamar Cavalcante (SP) e Sérgio de Leon (RS).