
Com a certificação AHRI (Air-Conditioning, Heating, and Refrigeration Institute), recém-obtida pelo Grupo Mecalor, sua linha Klimatix passa a competir em igualdade de condições com os maiores players do mercado mundial no disputado segmento de chillers de grande porte.
O fato é inédito na América Latina e decorre da aprovação do MecaLabs, laboratório mantido desde 2023 pelo grupo em São Paulo, em testes realizados com um chiller da família RLAC e toda a linha VLC da Klimatix.
Internacionalização
Ao anunciar a conquista, o CEO do Grupo Mecalor, engenheiro George Szego, destacou a importância da certificação como validação internacional da excelência técnica e da capacidade do laboratório em realizar testes com alto padrão de confiabilidade e precisão.
O calorímetro – termo que também define um laboratório do gênero – é o primeiro do Hemisfério Sul apto a realizar testes de performance e certificação em chillers de grande porte, voltados aos mercados de HVAC-R, data centers e aplicações industriais sensíveis.
- No seu 45º ano de Brasil, Fujitsu amplia opções ao setor de ar-condicionado
- Ar-Condicionado: Obras especiais, mão de obra também
- Você sabe fazer o teste de continuidade corretamente?
“A certificação AHRI representa um divisor de águas para o nosso projeto de internacionalização e posicionamento técnico”, afirma o engenheiro Guilherme Gomes, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Mecalor e responsável pelo projeto.
Segundo ele, a empresa passa agora a competir com as maiores fabricantes globais com base em critérios técnicos reconhecidos internacionalmente. “É um selo de excelência que comprova a performance dos nossos equipamentos de forma transparente e auditada”, acrescenta.

“Ela garante ao cliente a segurança de que a máquina entregue corresponde exatamente às simulações e parâmetros apresentados em projeto. É o elo entre engenharia de ponta e confiabilidade de operação”, complementa Gomes.
Com capacidade atual para certificar chillers a ar de aproximadamente 250 TRs, o MecaLabs foi planejado para chegar a 450 TRs, atendendo à crescente demanda por sistemas de grande capacidade e alta eficiência energética.
Embora já apto a realizar testes com condensação a água, neste primeiro momento o escopo da certificação contempla exclusivamente chillers com condensação a ar, segmento responsável por cerca de 90% do volume de vendas do grupo.
Comments 1