A Agência Alemã para a Cooperação Internacional (GIZ, em alemão), sob a coordenação do Ministério do Meio Ambiente, está promovendo uma licitação internacional para aquisição de sistemas de refrigeração com CO₂ e R-290 destinados à implantação de dois minimercados no Brasil.
No edital do certame, estão detalhados os serviços de projeto, fabricação, fornecimento, instalação e comissionamento de um conjunto completo de unidades frigoríficas para supermercados.
São itens necessários para a criação desde a casa de máquinas até a miniárea de vendas, como balcões e expositores refrigerados, conforme o layout abaixo.
Segundo o comunicado distribuído à imprensa, a instalação dos itens adquiridos ocorrerá em laboratórios do Instituto Senai de Tecnologia Automação e Simulação, no Rio de Janeiro (RJ), e da Escola Técnica Profissional (ETP), em Curitiba (PR).
A GIZ informa que ambas as instituições irão realizar os cursos de treinamento e capacitação de mecânicos e técnicos de refrigeração para uso seguro de CO₂ e HC-290 em sistemas de refrigeração comercial, previstos para iniciar no começo de 2022.
Leia também
- Sistema Lokring é seguro e confiável, afirma ONU
- Grupo de cientistas propõe resfriamento artificial do planeta
- Aquecimento dos oceanos deve elevar emissões de CFCs, aponta estudo
A instalação a ser adquirida na licitação simulará os supermercados de forma a demonstrar um sistema de refrigeração completo, para que os treinamentos possam acontecer exatamente como em qualquer loja que utiliza ambos os fluidos refrigerantes.
O projeto de treinamento e capacitação, com a instalação dos dois minimercados faz parte da segunda etapa do Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs (PBH), segundo a GIZ.
O objetivo final do projeto é reduzir o consumo de HCFC-22 no setor de serviços e, ao mesmo tempo, introduzir o uso seguro e eficiente de fluidos refrigerantes alternativos de zero potencial de destruição da camada de ozônio (ODP, em inglês) e de baixo potencial de aquecimento global (GWP).
As indústrias de refrigeração interessadas em participar da concorrência podem consultar as especificações técnicas e condições para participação neste link. O prazo para envio das propostas termina em 29 de abril.