A Agência Alemã para a Cooperação Internacional (GIZ, em alemão), sob a coordenação do Ministério do Meio Ambiente, abriu a segunda licitação internacional para aquisição de ferramentas e equipamentos de refrigeração destinados à implantação de dois laboratórios no Brasil.
Ambos serão instalados no Instituto Senai de Tecnologia Automação e Simulação, no Rio de Janeiro (RJ), e na Escola Técnica Profissional (ETP), em Curitiba (PR).
As duas instituições vão promover, a partir do início do ano que vem, cursos e treinamentos para mecânicos e técnicos sobre o uso seguro de dióxido de carbono (CO₂) e propano (R-290) em equipamentos de refrigeração comercial.
O processo da primeira licitação internacional para compra de equipamentos de médio e grande porte, lançado em março deste ano, está em andamento, de acordo com um comunicado da GIZ.
Já esta segunda licitação, lançada em maio, engloba ferramentas e outros tipos de equipamentos de menor porte para treinamento prático.
- O que a indústria do frio pode fazer pelo planeta?
- Mais ecológicas, arenas olímpicas de Pequim adotam Opteon XP40
- Detentos de Manaus participam de curso de refrigeração residencial
No edital do certame, estão detalhadas as especificações dos equipamentos e ferramentas, além da sua forma de entrega.
A GIZ ressalta que o projeto de treinamento e capacitação, com a instalação dos laboratórios em formato de supermercados de pequeno porte no País, faz parte da segunda etapa do Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs (PBH).
O objetivo do projeto é reduzir o consumo do fluido refrigerante R-22 no setor de serviços e, ao mesmo tempo, introduzir o uso seguro e eficiente de alternativas de zero potencial de destruição da camada de ozônio (ODP, na sigla em inglês) e de baixo potencial de aquecimento global (GWP).
As indústrias brasileiras e estrangeiras interessadas em participar dessa licitação podem acessar as especificações técnicas e condições nos seguintes links: Supplies – 254361-2021 – TED Tenders Electronic Daily (europa.eu) e Vergabemarktplatz GIZ | Overview.
Segundo a GIZ, as propostas devem ser encaminhadas até 22 de junho.